Consumidor precisa ser visto como protagonista
Após duas edições no Brasil, em 2017 o Tomorrowland não viria ao país. Os fãs ficaram inconformados, motivando a Skol, patrocinadora da atração no país, a realizar algo especial para eles. Responsável pela criação, a BFerraz apostou na surpresa e engajamento dos apaixonados pelo evento. Dentro do posicionamento de Skol de Redondo é sair do seu quadrado, as pessoas foram convidadas nas redes sociais a entrar em um ônibus sem saber para onde iam. Quem topou foi para um ambiente que reproduzia o universo Tomorrowland e três pessoas foram sorteadas para ver o festival na Bélgica.
Skol reproduziu Tomorrowland em São Paulo para consumidores que aceitaram um convite surpresa nas redes sociais
“Perto do histórico de ações seria pequeno apenas entregar ingressos. Pensamos em algo especial”, lembra Tatiana Palladino, VP de criação e planejamento da BFerraz.
A Aktuellmix levou os fãs de chocolate à loucura com a Eaternet ou Abra a boca e coma o site para Hershey’s. A agência fez um site com coisas que existem na internet, feito de chocolate de verdade, para comer de verdade. As pessoas cadastravam produtos na página, ganhavam uma mordida e recebiam o pedaço que tinham clicado, com 1,5 kg de Hershey’s. Foram 120 mil inscritos, 20 milhões de pessoas alcançadas, 20% de aumento nas vendas e um Leão de prata em Cannes.
A promoção teve peças off, mas foi no digital que o diálogo com o consumidor aconteceu. “O público é que dá o tom da campanha. Ficamos antenados, acompanhando as necessidades, desejos e histórias dos consumidores. Tivemos 60 sites diferentes, um por dia, todo pensado com as respostas dos consumidores”, explica Célio Ashcar, sócio da Aktuellmix.
Já a Tudo, que tem entre as promoções recentes Nescau, Farinha Láctea e Seara (2016) e Universal Channel, Nestlé, Yokitos (2017), ressalta a relevância do prêmio. A agência tem cinco promoções no ar, trabalha no Rock in Rio e em perspectivas para datas comemorativas e Copa do Mundo 2018.
Fernando Mendes é coordenador de promoções da Tudo, segmento que representa 22% do faturamento anual da agência. Segundo ele, é essencial entender o briefing e a necessidade da marca atrelados ao shopper para engajar o consumidor com um prêmio de relevância. “Se o prêmio for bacana e atrativo, isso faz com que ele mude a marca de consumo na gôndola. E uma mecânica simples e de fácil participação também gera aderência.”
Outros mandamentos são ter ousadia e enxergar sempre o consumidor como protagonista da comunicação. “Mesmo uma pequena ativação pode reverberar”, diz Tatiana.