Consumo adolescente deve movimentar US$ 208,7 bilhões em 2011
Ações promocionais alinhadas ao conceito “Bogoa”, da sigla, em inglês, para “buy one, give one away”, como são conhecidas as ofertas de “pague um, leve dois” com verbas destinadas a crianças desfavorecidas estão entre as tendências de consumo entre adolescentes, conforme The Future Report Teens. O documento é produzido anualmente pelo britânico The Future Laboratory, e representado com exclusividade no Brasil pela Voltage.
Em 2011, a nova forma de consumir e relacionar-se com as marcas, além de outras tendências e comportamentos teen devem movimentar US$ 208,7 bilhões – montante que resultará não apenas da aquisição de marcas e produtos, mas do consumo de conceitos e ideias inovadoras.
O relatório considera o target nos Estados Unidos, China, Brasil, África do Sul, Índia, Rússia, Escandinávia, Austrália, Nigéria e África Ocidental.
O consumo engajado dos jovens britânicos levaram 14% dos pesquisas que baixaram música de forma ilegal a afirmar que tomaram a decisão de não mais adotar a prática por acreditar que músicos e gravadoras devem ser compensados pelo trabalho. No Brasil, nove em cada 10 adolescentes (de 14 anos a 18 anos) possuem um telefone celular; oito em cada 10 jovens enviam diariamente SMS. A maioria deles troca de aparelho a cada 14 meses – 32% afirmam que a troca representa atualização de tecnologia ou simplesmente de modelo. As compras online não representam uma atividade popular entre os adolescentes porque apenas 14% têm cartão de crédito.