Consumo de TV aumenta com o uso de Smart TVs

Os aparelhos de Smart TVs estão se disseminando e os serviços de vídeo on demand são um dos fatores desse ‘boom’ nos últimos anos. Os dados são provenientes de um estudo encomendado pela LG Eletronics e a Smartclip (empresa alemã especializada na distribuição de publicidade em vídeo multiplataforma), em parceria com a Dentsu Aegis Network, e realizado pela Nielsen em quatro países.

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A Smart TV é utilizada como entretenimento familiar durante o prime-time (das 18 horas à meia noite)

De todos os televisores brasileiros, 32% já são Smart TVs e 91% desses proprietários conectam seus aparelhos à internet. O aumento do consumo da TV em geral também subiu por conta das Smart TVs, já que 43% do tempo desses consumidores são dedicados a conteúdo on demand.

“Os dados apontam que o telespectador de uma Smart TV assiste mais televisão, desde programas da TV tradicional aberta e a cabo até conteúdos on demand, quando se compara aos proprietários de TV convencional”, comenta Riza Soares, diretora-geral da smartclip no Brasil e porta-voz local da pesquisa.

A maioria dos usuários é jovem, com uma renda familiar mais alta que os proprietários de televisões convencionais. O público tem entre 20 e 49 anos e possuem alta afinidade com o universo digital. A conectividade é um fator decisivo no momento da compra de televisores: 44% dizem optar por um aparelho conectado à internet, sendo que a média dos outros países é de 29%. Existe uma média de 2.8 pessoas assistindo a Smart TV ao mesmo tempo, mostrando que ela é utilizada como entretenimento familiar durante o prime-time (das 18 horas à meia noite).

Em relação à publicidade, 73% dos entrevistados brasileiros se recordam da publicidade nas Smart TVs, 57% interagem com a publicidade nessa plataforma e 47% falam sobre o produto ou a compra após serem impactados pela propaganda no ambiente on demand. “O estudo mostra que a publicidade nas Smart TVs tem uma alta taxa de engajamento e significante impacto principalmente na intenção de compra de produtos e serviços. A tela grande, combinada com a publicidade em formatos interativos e um público influente, que usa regularmente as funcionalidades de Smart TV, são fatores-chave para o sucesso da publicidade nessas novas plataformas”, explica Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil.

Segundo Riza Soares, o estudo mostra que o consumo de TV on demand já faz parte dos hábitos televisivos diários nos domicílios brasileiros. “A Smart TV tornou a televisão ainda mais bem-sucedida. Isso porque é a combinação perfeita da tela grande com a conveniência de se assistir ao conteúdo no momento que o telespectador desejar, sem estar preso a uma grade de programação pré-definida. O uso inteligente e a combinação dessas novas possibilidades são o segredo para o sucesso nessa nova era da televisão. O melhor dos dois mundos, TV e digital, estão juntos nessa realidade”, declara a diretora-geral da Smartclip.

Foram entrevistadas 2800 pessoas em quatro países: Brasil, Alemanha, Reino Unido e Espanha. Foram 700 participantes por país.