Conteúdo e narrativa: como a Lu, do Magalu, se tornou a principal personalidade virtual do mundo

Personagem da companhia ficou à frente da Barbie, e foi considerada também uma das celebridades virtuais com mais capacidade de gerar receita em posts

A Lu, do Magalu, já contracenou com Alok no clipe de 'My Head (Can't Get You)', já esteve ao lado de Anitta em algumas ações, e até na Super Dança dos Famosos a assistente virtual da companhia marcou presença. E não à toa, na semana passada, a Lu foi considerada a personalidade virtual mais notória do mundo.

De acordo com o portal americano Virtual Humans.org, a Lu é a influenciadora virtual mais seguida do mundo, com 31,2 milhões de seguidores em suas redes sociais. No ranking, a brasileira aparece à frente da boneca e youtuber Barbie e do personagem Nobody Sausage, criado pelo brasileiro Kael Cabral.

Estudo realizado pelo site Onbuy.com, a influencer virtual do Magalu é também a personalidade com maior potencial de gerar receita de publicidade em posts do Instagram em 2022. “Mesmo com o obstáculo do idioma, a Lu foi o primeiro case global de manifestação de influência virtual dentro de uma marca”, diz Pedro Alvim, gerente sênior de redes sociais do Magalu.

Criada em 2003 como uma voz para o site de e-commerce do Magazine Luiza, a Lu foi de vendedora digital, que auxiliava as pessoas no processo de compra por meio de conteúdos, até chegar a celebridade virtual, que conversa, dança, interage e se posiciona diante de temas relevantes, como causas pró-mulheres, antirracista e de inclusão social.

"A Lu foi a primeira manifestação de influência virtual dentro de uma marca, globalmente. Já estudávamos a manifestação de influência virtual em outros países e contextos, mas não havia um benchmarking de como isso poderia funcionar dentro de uma marca", afirma Alvim.

Para ele, o Brasil tem um terreno fértil para o ecossistema de conteúdo, com o surgimento de novos criadores relevantes a todo momento. "Fomos testando e aprendendo. E a Lu foi construindo sua jornada como criadora de conteúdo assim como a sua notoriedade no Brasil", destaca.

Alvim diz que a estratégia está focada na criação de narrativas que constroem empatia e conexão com as pessoas, com geração de conteúdos úteis, participação em conversas em tempo real e curadoria de produtos e ofertas.

"É importante ressaltarmos que a personagem não apenas representa mas também acompanha essa evolução da marca, refletindo nossas crenças e posicionamentos. Isso gera identificação com as pessoas e constrói senso de comunidade", diz. "O número de seguidores é apenas um dos indicadores que acompanhamos sobre a personagem e a marca, e que demonstra o interesse das pessoas pelo que temos a dizer e a contar, através da Lu", completa.