Conteúdo personalizado ganha aceitação do consumidor

Os internautas estão menos resistentes a conteúdo e ofertas personalizadas, aponta uma pesquisa do Yahoo! realizada em parceria com a Ipsos MediaCT. Cerca de 78% dos consumidores americanos já se mostram abertos a receber tal conteúdo, desde que ele seja criado com base em informações já concedidas e que respeite controles de privacidade.

Segundo o estudo, que contabilizou seis mil usuários americanos com idade entre 13 e 64 anos, 65% do público quer uma opção para controlar as informações que fornecem e quer saber também como os sites usarão esses dados. Caso estas premissas sejam atendidas, esta mesma porcentagem ficaria contente de receber ofertas personalizadas com base em suas preferências. Entretanto, anunciantes precisam tomar cuidado com o remarketing e exibição de conteúdo com base apenas no perfil do usuário: com isso, ele deixa de ofertar produtos e serviços diferentes, que poderiam despertar um interesse novo no internauta.

“É necessário encontrar um balanço ideal entre dar ao consumidor o que ele quer, mas sem segmentar seu mundo a ponto deles perderem outras coisas que são importantes para eles”, afirmou Lauren Weinberg, vice-presidente global de pesquisa e insight do Yahoo!.