Convergência de comunicação

Não é só no posicionamento, de ser uma solução de negócio, utilizando ferramentas de comunicação como atuação, para atender clientes robustos como Ambev, Fiat, McDonald’s e BRF, por exemplo, que a The Marketing Store se descola dos modelos tradicionais do mercado, a agência que desenvolve e produz projetos de marketing, a despeito da crise que ronda a economia, projeta para este ano, em que completa 15 anos no Brasil, crescimento de 30% em seu faturamento de R$ 500 milhões. Para 2016, a previsão é de incremento de 15% nos negócios, parte impulsionado pela Olimpíada, já que foi homologada como fornecedora preferencial de gifts pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, desenvolveu até o momento 100 opções de produtos licenciados. “Nós entendemos os valores da marca e a solução para os problemas”, diz Marcos Salotto, CEO da TMSW Brasil, sobre o trabalho desenvolvido pela agência, que conquistou seis novas contas em 2015, além de iniciar exportação de produtos e serviços para países da Europa e América Latina.

As novas contas são do Grupo América Móvel, Claro, Net e Claro TV. Para Claro a agência é responsável por toda a área de visual merchandising. Já para Net e Claro TV, o marketing promocional, criação, ativação e folheteria, contas atreladas a um fee mensal. Outra conquista foi a BRF, no começo do ano, para atendimento de um canal específico, no mesmo modelo de fee e equipe dedicada. Há quatro meses, a TMSW passou a ser a única agência de trade marketing da companhia em todos os canais. A Ambev, cliente de longa data da agência, com Skol e trade, agrega mais uma marca ao portfólio da TMSW com a chegada de Brahma, e pôr fim a Cosan que é da Mobil. De acordo com Britto Jr, COO da TMSW o crescimento da agência não se dá só pelos novos negócios, mas pelo amadurecimento das categorias, divisões em unidades de negócios: Score, Track, GPS, Solutions e Next, em que está desenhada o modelo da operação da TMSW.  Além da exportação de produtos desenvolvidos no Brasil para Europa. “Mercado que tempo atrás era dominado pela China. Com situação do cambio, a nossa criatividade e competitividade, passamos a ganhar espaço. Estamos exportando para Inglaterra, Rússia, Israel, Polônia, Peru, soluções que foram desenvolvidas para o mercado brasileiro”, comemora Britto.

Com o bom desempenho, a ambição da The Marketing Store Brasil, segundo escritório de maior receita entre os 14 espalhados pelo mundo – braço criativo do Grupo Havi que atua nas indústrias da cadeia de abastecimento, embalagem e comercialização – é ser a melhor agência de ponto de venda, segundo Salotto. Para isso, ele acredita que tem desafios como eficiência, investimentos em tecnologia e ajuste dos processos entre as áreas da agência. “Estamos crescendo bastante e o nosso desafio é ser eficiente, temos sidos muito eficazes. Como sou administrador há muitos anos, sei que o crescimento nem sempre traz eficiência imediata, temos que aproveitar as oportunidades e trabalhar basicamente em aproveitar melhor os talentos em cada área, estamos revisando nossos processos para que sejam mais eficientes. Nosso principal investimento está em ajustar os processos e em tecnologia. Além da ambição de ser a melhor agência de ponto de venda do mercado, para isso já fortalecemos a área de PDV. Temos caminhado nessa direção. Somos uma empresa muito complexa, nossa grande diferenciação é ser criativa e técnica ao mesmo tempo, por conta disso é que dividimos a empresa em unidades de negócios, canais por onde vamos escoar os produtos e serviços produzidos”, explica o executivo.

Para Britto,o diferencial daThe Marketing Store Brasil está no diagnóstico e o entendimento do negócio do cliente. Para isso conta com equipe multidisciplinar formada por profissionais de diferentes formações e estilos. “Tudo isso para que possamos ter uma abrangência no diagnóstico. Ao longo do tempo viemos nos descolando do modelo tradicional de agências, sejam elas ATL, BTL, buscando posicionamento de parceiro com entendimento e profundidade naquilo que nos propusemos a fazer. Isso se faz em primeiro lugar através do perfil do profissional, até porque o nosso negócio é movido por gente, uma das coisas que aprendemos é que precisávamos ter especialistas para cada tipo de serviço que pretendemos oferecer no mercado. A estratégia organizacional foi dividir o negócio em categoria, cada uma com um tipo de entrega”, diz. Cada categoria trabalha de forma independente, com equipes e gestores independentes, mas com integração no compromisso de fazer o diagnóstico certo para cada cliente. O planejamento é o responsável por fazer a integração. “Esse é o modelo que encontramos para atender diversos tipos de demandas sem ter o compromisso de dar a mesma solução para vários tipos de problemas”, conclui Brito.

Já a área comercial é comandada por Carolina Vanuci, VP de negócios daThe Marketing Store Brasil. “O que colabora com o desempenho da Marketing Store, mesmo em momentos com cenários econômicos adversos, é a relação duradora que tem com seus clientes, 85% deles são relações de cinco anos para cima, como Fiat, Ambev, Mondelez, McDonald’s, os projetos que a gente desenvolve visam estabelecer uma relação a longo prazo com nossos clientes. Conseguimos fazer isso com trabalho, porque senão a relação é superficial e não tem durabilidade. Ter times especialistas e não generalistas, com pessoas focadas em cada negócio do cliente, com imersão no business, nos tornando uma extensão do trade marketing, uma extensão do marketing, plugando inteligência que trazem resultados positivos. Não trabalhamos no formato de sermos demandados por um briefing específico, por uma necessidade especifica, estamos dentro do cliente o tempo inteiro, entendemos do negócio, baseados nisso propomos o que é melhor, uma vez que conhecemos a fundo a operação”, conta a executiva, que chegou à agência há pouco mais de um ano e meio, com o objetivo de abrir novos negócios dentro dos clientes correntes da casa. “Todos os nossos clientes transitam por todas as categorias, mas naturalmente eles têm um nível de predominância em uma categoria, pelo tipo de trabalho que ele demanda”, diz.

Porque, segundo Lucas Elias, VP de operações, o objetivo central da agência é a venda integrada das ferramentas. A estrutura fica aberta a interesses diversos dos clientes, com um trabalho especializado e aprofundado em cada uma das categorias. “É um modelo comercial integrado, tem visão genérica de entender a demanda do cliente, a partir desse envolvimento é feito o direcionamento às categorias. No planejamento identificamos a oportunidade de integrar outras ferramentas”, diz Elias, que também é responsável por gerenciar o fluxo de trabalhos da agência e as integrações entre as áreas. O back office, composto de área de compras unificada para estabelecer um padrão tanto de valores como de qualidade, a área de negócios, a de qualidade, financeiro, de operações e solutions, servem a todas as categorias.

GPS

Líder no segmento, a categoria é especializada em criação, desenvolvimento e produção de soluções em produtos promocionais, conhecida como brindes, é a maior e mais antiga unidade de negócios da The Marketing Store Brasil, responde por cerca de 35% do faturamento da empresa. “Dentro da visão que temos no Brasil e no mundo, o produto promocional precisa ser uma extensão da marca. Ter a preocupação com qualidade, posicionamento e DNA do cliente”, diz Britto. Para isso a área conta com uma estrutura formada por design de produtos, engenheiros especializados, engenheiros de produto e de qualidade. Globalmente a TMSW produz mais de um bilhão de produtos. No Brasil está sob a liderança de Rafael Eckmann, diretor geral GPS, formado em desenho industrial, comanda equipe de 45 pessoas.

Responsável por cerca de 70% de todos os brinquedos de Páscoa no mercado, a agência homologada como fornecedora preferencial de gifts para as Olimpíadas, criou e desenvolveu produtos exclusivos, já aprovados pela comissão e seguindo o guide visuais de estilo das Olimpíadas (ver em cases). Para tanto conta com mais de 12 fábricas parceiras, nenhuma com contrato de exclusividade, que em picos chegam a empregar, só em trabalhos para a agência, mais de 1500 pessoas. Além da estrutura do escritório da TMSW em Hong Kong, com soluções para viabilizar os produtos, graças ao know how de prototipagem que detém, e as fábricas homologadas naquele país, que trabalham com a agência, muitas quase que com exclusividade devido ao grande volume de trabalho da TMSW. “Temos ainda o departamento de pesquisa e tecnologia. Além de um show room para conferir os produtos, inclusive ter noção de custo para aplicar determinada tecnologia. Isso aumenta nosso leque de produtos promocionais. Não trabalhamos só com produtos estáticos, mas os que envolvem luz, som e mecanismos”, explica Eckmann.

A criação de GPS é segmentada por infantil e adulto. A área começou com o mercado infantil, atualmente já exporta soluções para países da Inglaterra, Rússia e Polônia, e está em negociação para iniciar suas operações em mais três países, com o submarino para a marca Johnson’s, com quase 700 mil unidades do brinquedo exportadas (ver em cases), o que garantiu visibilidade à agência na Europa. “A The Marketing Store foi praticamente a responsável por criar a Páscoa como é nos moldes de hoje, com parreiras e brinquedos nos ovos. Nos últimos anos temos ampliado nossa atuação para o segmento adulto o que nos aproximou do mercado da moda, de tendências, e de pesquisa”, diz Eckmann.

 

GPS atendea clientes comoa Mondelez, com a marca Lacta, um volume bastante representativo para a agência, neste ano, desenvolveu além dos brinquedos dentro dos ovos de chocolate, a parte de material de ponto de venda para a companhia. Concentra ainda outras empresas para as quais desenvolvem produtos para a ocasião da Páscoa, como Arcor, Top Cau, e o Grupo CRM (kopenhagen, Brasil Cacau e Dan Top). Outro cliente da categoria é a Shell.

 

Track

Responsável pelo planejamento, criação e produção de estratégias e peças de comunicação com foco na jornada do shopper marketing, a unidade também criada em 2012, está sob o comando de Fabricio Klug, diretor geral Track. A equipe multidisciplinar que no ano passado contava com 14 pessoas, neste ano passou para 32, composta por profissionais formados em arquitetura, design gráfico e de produto, publicidade, arte, comunicação, engenharia, além de especialistas em materiais diversos como metal, madeira, plástico e papel. Conta ainda com um gerente de planejamento para cada núcleo de cliente, dividido em quatro: um para Ambev/ Skol; outro para trade AS (cliente interno da Ambev, com foco no canal autosserviço) e Brahma; para BRF e Claro mobile.

É a categoria com maior projeção de crescimento da agência, segundo Britto, isso se dá pelo aumento de relevância que tem sido percebida pelos clientes mais preocupados com o ponto de venda. “O PDV é importante para construção das marcas. Elas estão querendo se aproximar mais dos seus consumidores e criando espaços mais proprietários, temos vários projetos em que estamos fazendo a estrutura do ponto de venda, seja bar, loja, loja especializada e não só material para o PDV, uma mudança que está acontecendo e queremos surfar nessa onda. Cada vez se tem menos espaços dentro do supermercado. As marcas sempre querem fazer o máximo possível e os melhores pontos são negociados, o varejo vende isso como se fosse uma mídia”, explica Klug.

Em Track o principal cliente é a Ambev, inclusive a área teve início com a companhia. Os trabalhos realizados para a fabricante de bebidas são todos em contrato fee (remuneração mensal fixa). Além de Claro e BRF. A TMSW também ganhou há pouco uma concorrência para atender um de seus clientes (por estratégias comerciais, prefere não citar nome) no Oriente Médio. “O trabalho foi possível graças ao apoio global, que mantemos na parte de engenharia com Hong Kong, onde desenvolvemos protótipos”, diz Klug.

 

Score

Unidade de negócios especializada em live marketing: promoção, ativação, eventos e incentivo, nasceu em 2012, com o foco em resultados tangíveis. Adriana Salles, executiva com mais de 20 anos de mercado, com passagens pela Bullet, Power4, NewStyle e Mix Brand Experience, chegou a agência em setembro para comandar a área. Em Score, conta com equipe de 30 pessoas, dividida entre planejamento, criação e operação. Um gerente de planejamento e outro de operações, estuda ainda um cargo de liderança para criação. “Ainda estou mudando um pouco a estrutura da unidade, porque a The Marketing Store está num momento novo e a gestão do trabalho, em geral, é uma das principais preocupações da agência para que as coisas caminhem melhor. Porque um dos trabalhos que pretendemos fazer é a cascata de criação de líderes. A pior coisa é quando a decisão depende de uma pessoa só, fazer uma gestão mais sustentável é importante dentro da empresa”, diz Adriana, diretora geral Score. Para ela, ter outras instâncias de aprovação e acompanhamento das demandas é de suma importância, já que a agência trabalha com regime de CLT e todos os funcionários, diferente do que ocorre no mercado, trabalham no horário regulamentar. “Neste caso precisamos ser mais produtivos no período em que estamos aqui. Assim, há necessidade da estrutura se organizar para isso”, diz.

A gestão sustentável, ocorre também na relação com os clientes. De acordo com Adriana, todo o trabalho da TMSW é pautado em ser sustentável para o negócio do cliente. “Quando entregamos uma ação, uma estratégia promocional, uma ativação, seja qual caminho for, temos que ter certeza do resultado que isso vai trazer e se é sustentável, esse tem sido nosso mantra”. A executiva está em fase de planejamento das ações do próximo ano para Fiat, Cosan e McDonald’s. “Um pouco atrasado, normalmente teria começado em setembro. A causa é o cenário econômico incerto. Mas, estamos a todo vapor”, diz. Normalmente no segundo semestre a demanda é maior. Porém a previsão da agência é que isso possa se inverter em 2016, já que aOlimpíada ocorrerá em agosto, neste caso, as ações terão que acontecer no primeiro semestre para que tenham resposta no segundo.

Os principais clientes de Score são McDonald’s e Fiat, que estão na casa há 15 anos, com contrato de exclusividade. Eles também aparecem em outras categorias, o que reforça o conceito de integração das áreas na agência. “Uma das primícias da agência é impulsionar o negócio do outro. Quando estou planejando em Score, sempre tento enxergar uma oportunidade para GPS ou Track, para uma retroalimentação do negócio. Porque no fim realizamos um trabalho de convergência de comunicação”, conclui Adriana.

 

Next

Categoria de inovação e tecnologia, oferece soluções digitais. É mais prestadora de serviços para as outras quatro categorias do que para o mercado. “Entendemos que era necessário ter uma inteligência digital para que todas as categorias se modernizassem e pudessem usar a tecnologia como valor agregado dos serviços e produtos desenvolvidos pela TMSW. Com profissionais conectados com este universo, intimo da tecnologia e novas mídias que cada vez mais geram inovação”, diz Britto. Lucas Elias, VP de operações é também o diretor de Next.

Solutions

Hub de solução para as demais categorias. É especializada em soluções para positivação no ponto de venda com diferentes estilos. Tem foco em mão de obra, treinamento e logística. Foi criada no início do ano com características técnicas especificas para processos que ativam o ponto de venda em prol das marcas. Possui uma gerência.

 

TSMW e o Grupo Havi (box)

A The Marketing Store é uma agência global de ativação de marca com 14 escritórios em 12 países, braço criativo do Grupo Havi que possui e administra um portfólio global de negócios nas indústrias da cadeia de abastecimento, embalagem e comercialização. Fundado em 1974, o Grupo atende clientes em mais de 100 países, em seus 120 escritórios. Nasceu muito próximo com a fundação do McDonald’s. O fundador do Havi tinha uma pequena empresa que passou a fornecer para a rede de lanchonetes, a medida que o McDonald’s crescia, o mesmo ocorria nas empresas do grupo. “A TMSW também nasceu com a relação com o McDonald’s, quando se achou a solução para o MC lanche feliz, era preciso um fornecedor confiável e criativo para desenvolver todos os brinquedos que fazem parte do produto, assim nasceu a agência, responsável por toda a cadeia de desenvolvimento e produção dos brinquedos para o McDonald’s, em qualquer parte do mundo, mas com grande concentração na Ásia”, conta Marcos Salotto, CEO da TMSW.

Já a The Marketing Store Brasil, com 15 anos, é o segundo maior escritório entre as TMSW no mundo, nasceu da aquisição de uma empresa local, a do próprio Salotto, que passou a produzir soluções de produtos promocionais, os primeiros clientes foram Univeler, Diageo, Shell, Ferrari. Em 2001, adquiriu a Rocha Azevedo, uma das líderes do setor de promoções do país, fundada no final dos anos 1980 pelo publicitário Geraldo Rocha Azevedo (atual diretor comercial e de marketing da Time For Fun). “A agência e a área de produto seguiram direções diferentes apesar de serem a mesma empresa. Em janeiro de 2012, houve uma decisão da matriz de ter uma só direção no Brasil, porque apesar de estarmos no mesmo prédio, caminhávamos separado. Para minha surpresa, pois sou um típico engenheiro, não tenho formação em marketing, fui designado a assumir como CEO, unificando a operação”, diz.

O executivo conta que há poucos meses descobriu que uma de suas frases preferidas para definir o trabalho da The Marketing Store era bem parecida (excluídas algumas palavras) com a de Thomas Alva Edison, que mais patentes teve registradas na história, diz assim: ‘Uma ideia sem um plano claro e viável de execução é alucinação’. Outra vertente compartilhada na empresa é em relação a legislação do trabalho vigente no Brasil. Todos na TMSW são CLT, inclusive o próprio CEO.

A agência ainda criou uma série de normas para seus produtos, que já passam pelas normas dos clientes, além do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia). “Talvez sejamos as únicas deste segmento com este quesito. Que empresa do nosso ramo tem um departamento de engenharia de qualidade? Aqui, os engenheiros de qualidade têm procuração assinada por mim para ir contra uma decisão minha, se esta decisão colocar em risco o consumidor. A decisão comercial não pode suplantar uma decisão de qualidade”, explica Salotto.

E pensando em qualidade no ponto de venda, desde agosto, a The Marketing Store é a representante da MA Creative Production Group, fabricante portuguesa especializada em hardware de ponto de venda de materiais de alta durabilidade, no Brasil. “É uma parceria, principalmente para o atendimento de Ambev que gera uma demanda grande, e a MA não tem no Brasil um escritório atuante, então fechamos uma parceria em que somos representantes deles no país, de todas as fábricas que eles possuem, não só atendendo o mercado brasileiro como também a América Latina. Trocamos ainda de tecnologia e inovação nos escritórios pelo mundo”, conta Elias.

 

 

Cases

 Impulsiona vendas

O objetivo do McDonald’s é proporcionar sempre uma experiência de compra diferente e mais prazerosa para seus clientes. Neste sentido, todas as estratégias promocionais desenvolvidas para a marca buscam elementos inovadores, tanto na mecânica quanto na premiação. Foi assim com as promoções Monopoly e Carro Zero Acompanha?

Na primeira promoção, três mecânicas combinadas: raspou, achou, ganhou; juntou, trocou e o sorteio. Como num grande game, os consumidores podiam passar de fase e conquistar prêmios cada vez melhores: comprou uma McOferta, ganhou uma raspadinha para concorrer a milhões de prêmios na hora: produtos McDonald’s, ursos da Coca-Cola, jogos Monopoly etc. Raspou, achou, ganhou. Além disso, com três códigos sequenciais nas raspadinhas, os participantes resgatavam grandes prêmios, como carros zero-quilômetro, motos, viagens internacionais e até um apartamento.

E para fechar com chave de ouro, ao final da promoção, foi sorteado R$ 1 milhão em barras de ouro. Assim, foi criada a maior promoção da história do McDonald’s.

Já em Carro Zero Acompanha? Seis países da América Latina, pela primeira vez, implementaram uma mesma mecânica, ao mesmo tempo (Brasil, Chile, Uruguai, Panamá, Costa Rica e Peru). Mecânica e materiais criados pela TMSW e exportados para cada um desses países.  Ao comprar uma McOferta Grande, o consumidor adquiria um cupom raspável com quatro campos. Encontrando dois campos com imagens iguais, ganhava produtos McDonald’s. Além disso, em um quinto campo extra, havia a chance de ganhar um carro na hora!

 

Do Brasil para o mundo

O shampoo Johnson’s Baby é a marca preferida das mães, que confiam em seu produto e qualidade. Porém, o produto não tinha tanto apelo com os filhos, que preferiam embalagens com seus personagens infantis preferidos. Para solucionar este problema, a TMSW criou e desenvolveu um case especial para a embalagem do shampoo Johnson’s Baby no formato de um divertido submarino. Assim, a agência transformou a tradicional embalagem da marca em um brinquedo, criando uma conexão ainda maior da marca no momento do banho com as crianças. Foram 500 mil promopacksvendidos, apenas nos canais farma e alimentar. E agora o sucesso está alcançando outros países. A TMSW exporta 680 mil unidades do brinquedo para a Inglaterra e Polônia, e está em negociação para iniciar suas operações em mais três países.

 

C&A Dia das Crianças

A C&A e a TMSW já compartilham 10 anos de parceria, sendo que todos os anos, a agência é responsável pela criação e produção dos brinquedos do Dia das Crianças da rede de loja de departamentos. E em 2015 não foi diferente.  A agência criou e desenvolveu com exclusividade total para a C&A diversas opções de brinquedos, dos principais personagens e franquias infantis da atualidade. Entre elas, uma garrafa metálica do Angry Birds, uma boneca com coroa da Elsa, de Frozen, uma bolsa de Ever After High, um óculos da Barbie ou do Homem-Aranha, com espirra-água, além de uma pista com looping da linha Hot Wheels. Para escolher um desses brinquedos, os clientes C&A deveriam apenas comprar três peças da linha infantil. Com isso, eles ganhavam um brinquedo na hora, além de uma quarta peça de roupa grátis.

 

TMSW e Páscoa

A TMSW reinventou a Páscoa no Brasil, ao criar e produzir o primeiro brinquedo entregue junto com o ovo. O resultado disso, além de uma Páscoa muito mais divertida e cheia de risadas, foi uma parceria com a Mondelez e Top Cau, que já dura 12 anos no desenvolvimento de brinquedos exclusivos para a época. E, neste ano, a agência teve mais um grande desafio pela frente: criar e desenvolver brinquedos gigantes, por vezes maiores que o próprio ovo, o que se configurou como uma tendência para o momento de consumo. Para Mondelez, a agência criou e desenvolveu os brinquedos dos principais produtos da linha infantil da Mondelez, com franquias e personagens como: Barbie, Hot Wheels, Ben 10, Angry Birds, Hello Kitty, Homem-Aranha, Turma da Mônica e outra super novidade: o fenômeno Adventure Time, apresentado pela primeira vez ao público brasileiro no momento da Páscoa. O destaque ficou por conta da Hot Wheels, que teve o seu brinquedo, um enorme monster truck, absolutamente esgotado em todos os pontos de venda. Foram mais de sete milhões de produtos entregues e distribuídos para todo o Brasil, garantindo a diversão da Páscoa da criançada. Já Top Cau contou com o desenvolvimento de brinquedos para franquias de sucesso, como: Bob Esponja, Pica-Pau, Power Rangers, Peppa Pig, Tartarugas Ninjas, Bratz, Frozen, Nerf, Universidade Monstros, Marie, Club Penguin e God of War. Novamente, foram mais de quatro milhões de produtos entregues e distribuídos para todo o Brasil.

 

Mochilas Ferrari

ATMSW foi responsável pela criação, desenvolvimento, produção e logística das mochilas da Scuderia Ferrari, da promoção Mochilas Ferrari, que disponibilizou para os clientes Shell apaixonados por automobilismo os brindes em três cores: amarelo, preto e vermelho. Para garantir a mochila, os participantes deveriam abastecer R$ 80,00 com Shell V-Power Nitro+, Shell V-Power Etanol ou Shell V-Power Racing (ou comprar R$ 25,00 em produtos nas lojas Shell Select), além de pagar mais R$ 35,00. Depois era só escolher o modelo preferido e levar a mochila para casa. Foram mais de um milhão de mochilas produzidas e distribuídas para todo o país, atingindo mais de 3,4 mil postos Shell de norte a sul do Brasil.

 

Licenciados Olimpíadas

A Olimpíada ainda nem começou e a TMSW já foi homologada como fornecedora preferencial de gifts pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. A Agência criou e desenvolveu uma ampla gama de produtos exclusivos, já aprovados pela comissão e seguindo o guide visual de estilo das Olimpíadas de 2016. São mais de 100 opções de produtos licenciados. E como preparação para este momento, a equipe da agência passou por um extenso treinamento, junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI), assumindo assim a coordenação do projeto e o desenvolvimento dos produtos do evento.

 

Star Wars e Leroy Merlin

Para celebrar o lançamento do novo “Star Wars: O Despertar da Força”, a TMSW desenvolveu para a Leroy Merlin uma campanha de fidelização inspirada na famosa série. Os clientes que fizeram compras acima de R$ 350,00 no cartão Celebre, o cartão de crédito da Leroy Merlin, ganharam na hora uma caneca no formato do capacete dos famosos Stormtroopers, os soldados da Nova Ordem. Já quem não tem o cartão da empresa, leva para casa um copo temático do filme. A agência, que é uma das primeiras a se apropriar do novo Star Wars para uma promoção, é a responsável pela criação, desenvolvimento e logística do brinde. Serão 18 mil unidades das canecas distribuídas por 35 lojas da rede Leroy Merlin espalhadas por todo o Brasil.

 

Ambiente universitário

Skol Facul é a plataforma de comunicação da marca voltada especialmente para um dos seus principais consumidores: os universitários. E a TMSW foi responsável pela criação e desenvolvimento da nova linguagem visual da plataforma, que conversasse com o target em seus principais pontos de contato. A agência desenvolveu um completo trabalho de arquitetura e redesign, na definição de novos códigos visuais, mais atuais, modernos e relevantes ao público, para elevar a percepção da Skol neste importante canal, aproximando assim ainda mais a marca do seu público universitário. Para isso, o trabalho foi de reestruturação total. Tudo relacionado à plataforma Skol Facul mudou. Pontos de venda, fachadas, arquitetura e ambientação interna dos bares, além de todos os materiais utilitários. E tudo foi reestilizado e reestruturado pela TMSW para a Skol.

 

Linguagem mais moderna

A BRF, através das suas marcas Sadia e Perdigão, buscava uma melhor identificação, exposição e percepção dos seus produtos. Para alcançar esses objetivos, a TMSW assumiu a responsabilidade pela criação e desenvolvimento de uma nova linguagem visual e de engenharia dos materiais de ponto de venda da marca. Os materiais foram desenvolvidos com três objetivos principais: causar grande impacto visual no PDV, dando destaque para as marcas e conquistando a gôndola; facilidade na implementação, manutenção e adaptação dos materiais no ponto de venda; e pôr fim a garantia de produção em larga escala para todos os materiais. Com isso, foi criado um completo set de materiais de mais de 50 peças para cada marca. Além disso, após uma extensa pesquisa sobre o consumidor, os materiais ainda foram segmentados de acordo com o perfil do shopper e seus hábitos de consumo, além das necessidades específicas dos canais em que os materiais estivessem presentes, garantindo uma positivação muito mais assertiva.

 

Show de bar

A agência desenvolveu e viabilizou a parte técnica do Show de Bar, uma inovadora plataforma da AmBev que une em um mesmo aparelho: televisão, jukebox e uma ferramenta de mídia e propaganda para o próprio bar. A plataforma traz como destaque em seu visual o azul característico da companhia e foi desenvolvido pensando em ganhar destaque no bar, sem abrir mão da facilidade de movê-lo e adaptá-lo às diferentes situações e perfis de casas. Além de assinar a produção da peça, a TMSW ainda distribuiu o Show de Bar para centenas de bares.

 

Natura Campos do Jordão

A TMSW foi a responsável pela criação e desenvolvimento de um espaço para experimentação, demonstração e venda de diferentes produtos Natura, no frio do inverno de Campos do Jordão. Para isso, no tradicional shopping Market Plaza, a agência desenvolveu um espaço de 70m² totalmente inspirado na Natura e na natureza. No centro do estande, uma pilastra no formato de uma árvore se espalhava por todo ambiente, tornando-se um marco do espaço. Além disso, para transmitir uma sensação de calor, aquecer o inverno e aproximar ainda mais a marca do público, a TMSW abusou da utilização de madeira certificada na concepção do espaço, o que, junto com a iluminação, proporcionou uma aconchegante sensação de calor. E ainda, para a linha de corpo Natura Tododia e para as linhas de maquiagem da marca, foram criadas experiências especiais, com vídeos tutoriais da Camila Coelho, uma das principais blogueiras do Brasil, além de workshops com o maquiador oficial da marca. Foram mais de 300 mil pessoas impactadas nos 40 dias de operação do espaço. Além disso, em um único dia, foi vendido quatro vezes mais que o volume de vendas de um mês.

 

Skol Beats Senses

Skol Beats Senses, a nova bebida da AmBev, com um sabor único, característica que foi inspiração do conceito do produto: “Azul por fora. Inexplicável por dentro. ”. Com isso, a TMSW assumiu a responsabilidade de realizar este grande lançamento, levando este conceito aos mais diversos MPDVs. Assim, por se tratar de uma bebida pensada para a noite, após uma longa pesquisa, a agência criou um conceito visual que enaltecia e dava destaque para elementos mais misteriosos, que refletiam as diversas vidas noturnas mais agitadas do país, porém também apresentando o refinamento e elegância naturais da marca. Foi desenvolvido um enxoval completo para os canais offtrade e ontrade (supermercados e bares). Além disso, a agência ainda criou enxovais especiais para algumas das principais baladas e bares do Brasil, com uma ambientação que destaca a presença da marca.

 

Corona quiosque

Para o lançamento brasileiro da Corona, uma cerveja mais refrescante, ideal para ser consumida com uma dose de limão, a TMSW criou e desenvolveu um completo enxoval de comunicação para a marca, que se concentrava em um quiosque dentro dos principais pontos de venda do país. A solução foi se inspirar no clima de praia, do verão e do calor, levando essas sensações para o PDV. A agência se utilizou de madeira pinus para a criação dos principais materiais, trazendo uma cara de quiosque de praia para a ambientação.

Love Drive

Há 15 anos, a TMSW administra a plataforma de test drive da Fiat, que nos últimos três anos ganhou o nome de Love Drive. Neste ano, a agência recriou e replanejou toda sua comunicação. Começou com uma mudança visual completa, fugindo dos padrões criados nos últimos anos, renovando a marca e também a plataforma de comunicação. Outra novidade foi o garoto-propaganda: saiu Ronaldo e entrou Paola Oliveira. A plataforma contou ainda com uma nova promoção, Love Drive Is In the Air, cuja mecânica era: qualquer pessoa que fizesse um test drive Fiat ou comprasse um carro da montadora concorria a oito diferentes carros da marca. A campanha Fiat Love Drive 2015 contou com um completo enxoval de comunicação, nas concessionárias da montadora, além de inserções na mídia.

 

Executivos

Marcos Salotto, CEO

Britto Jr, COO                                                             

Lucas Elias, VP de operações

Carolina Vanuci, VP de negócios

Adriana Salles, diretora geral Score

Fabricio Klug, diretor geral Track

Rafael Eckmann, diretor geral GPS

 

 

Clientes

Ambev (Skol, Brahma)

Shell

McDonald’s

Cosan (Mobil)

Mondelez

BRF (Sadia e Perdigão)

Fiat

Grupo CRM (Kopenhagen, Brasil Cacau)

Top Cau

Net

Claro

Claro TV

 

Relacionamento com clientes

Felipe Bratfisch Santiago, gerente nacional de trade marketing

Parceria

A parceria entre Skol e TMSW começou no final de 2013. De lá para cá a agência fez um trabalho super relevante de identidade visual da marca mãe e suas sub-marcas para o trade. Conseguimos padronizar toda comunicação de Skol realizada nos canais, além de implementar uma linha completa de materiais de merchandising, gerando um salto de percepção de imagem da marca para o consumidor. Além disso, a agência foi responsável por realizar todo desdobramento das campanhas para o trade, criando estratégias de go-to-market pertinentes, design de alta qualidade combinado com suporte na cadeia de suprimentos. Trabalhamos também em projetos inovadores e desruptivos, fundamentais para endereçar objetivos de longo prazo da marca.

 

Expectativa

Em primeiro lugar vem a expertise da TMSW no Trade Marketing. Atualmente existem poucos players com esse perfil no país. Depois focamos sempre no processo de integração da agência com os demais parceiros. Todos eles trabalham de forma complementar. Isso é muito importante para uma marca com tantas iniciativas. Nós também valorizamos muito quem entende a cultura da Ambev e a vivência. São agências que conseguem transitar bem em todos os cenários com muita objetividade e foco em resultado.

Execução e resultado

O segredo é ter empatia para atender às necessidades tanto do consumidor quanto do cliente. Esse equilíbrio não é tarefa fácil e demanda experiência; conhecimento do mercado. Quando trabalhamos com produtos de alto giro o trade passa a ter uma relevância muito maior dentro do mix. Nosso objetivo é sempre aliar aspiracionalidade na qualidade dos materiais com persuasão em call to actions efetivos. Acho que o grande papel da TMSW é trazer boas referências e inspirações para continuarmos inovando nos materiais, sempre com uma preocupação comercial, que equilibra custos e complexidade operacional. Além disso, a agência possui um papel fundamental em desdobrar nossa estratégia em cima das shopper missions, que garante assertividade na conversão da marca independente da ocasião de compra. É um trabalho composto por muitos detalhes e só quem possui uma longa trajetória no mercado, como a TMSW, consegue aliar tudo isso.

 

Gisele Navarro Itre, trade marketing corporativo da BRF

 

Parceria

Com o objetivo de melhorar a exposição das marcas e a percepção dos produtos BRF no ponto de venda, contamos com a parceria da The Marketing Store no desenvolvimento de materiais de visibilidade para as marcas Perdigão e Sadia fortalecendo a marca para os consumidores e para o varejo.

 Expectativa

A TMSW se torna uma grande parceira, pois possui uma unidade de negócio especializada em desenvolvimento de engenharia e produção que pode proporcionar ao mercado materiais customizados que se adeque as necessidades dos diferentes mercados, além de ser uma empresa Global, podendo atuar em parceria com a BRF no mundo.

Execução e resultado

Entender a necessidade de cada canal faz toda a diferença para você adequar seu portfólio ao perfil do consumidor do varejo e, a TMSW foi a campo entender estas necessidades podendo oferecer através das matérias soluções práticas para melhorar a experiência de compra do consumidor.

 

 

Maria Lucia Antonio, gerente de publicidade, Fiat

Parceira

Fiat e TMSW sempre desenvolveram plataformas promocionais que estimulam os clientes a testarem e comprarem os produtos, colocando na rede de concessionárias uma ferramenta, que é o test drive. Com o tempo, foi se aperfeiçoando essa ferramenta, até chegar ao formato atual do Love Drive, onde se consegue monitorar, e receber todas as informações sobre, clientes, produto e concessionarias. Esse foi um projeto idealizado e implementado pela TMSW, e que quebrou paradigmas estratégicos tanto para a Fiat, quanto para o mercado no geral. Mais do que uma promoção para nossos clientes, temos hoje uma ferramenta que nos ajuda a monitorar a satisfação em relação aos nossos produtos e, ainda, identificar com mais clareza potenciais compradores em janela de compra. Com certeza, o Love Drive se tornou uma importante ferramenta de conversão de vendas e, hoje, faz parte das estratégias para a manutenção da liderança da Fiat no Brasil.

 

Expectativa

Uma relação de 15 anos se baseia em três pontos fundamentais: transparência, confiança e proximidade. A Fiat tem portas abertas com a TMSW, e assim é a agência em relação a nós. Compartilhamos informações, dividimos as dificuldades e buscamos juntos as melhores soluções. Com o tempo, a TMSW se tornou bastante relevante no nosso negócio conhecendo com profundidade nossa marca, produtos, processos, e nossos objetivos.