Copa do Mundo é foco da FilmBrazil
Há 11 anos trabalhando em prol do mercado audiovisual brasileiro, a FilmBrazil – iniciativa da Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) realizada em parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – aproveita a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo para estimular a vinda de profissionais estrangeiros ao Brasil e exaltar o trabalho das produtoras associadas. Durante a edição 2013 do Cannes Lions – na qual foram investidos R$ 1,2 milhão, sendo 50% cobertos pela Apex –, o projeto apresentará sua nova estratégia, que tem como conceito “Get ready to shoot”.
“O conceito brinca com a palavra ‘shoot’, que pode significar ‘chutar’ ou ‘filmar’”, explica Marianna Souza, gerente executiva de projetos da FilmBrazil. A campanha, criada pela Zebra de Luxe e com duração de dois anos, inclui a instalação do já tradicional lounge do projeto na praia de Cannes, que terá como tema o futebol, e abrigará uma exposição sobre os principais filmes brasileiros premiados ao longo dos 60 anos do festival, idealizada em parceria com o Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil.
Também foram criados anúncios, flyers, cartilhas explicativas, hotsite, ações em redes sociais e o mega banner na fachada principal do Palais des Festivals, além de uma ação especial para o projeto FilmBrazil Experience. “Promoveremos o FilmBrazil Experience Copa, no qual traremos quatro profissionais de agências e produtoras internacionais ao país durante as Copas das Confederações e do Mundo”, conta Leyla Fernandes, presidente da Apro. Os convidados são Rowel Samuel, diretor de produção integrada da Energy BBDO; Elissa Singstok, produtor executivo da Wieden+Kennedy de Amsterdã e jurada deste ano em Film Craft; Jeff Ferro, vice-presidente e diretor de produção da Pereira & O’Dell; e Sam Baerwald, diretor de produção de filme da 72andSunny.
Em uma segunda fase da estratégia, intitulada “Shoot and score”, serão privilegiados e convidados a visitar o Brasil aqueles que já trabalharam no país. “Com a campanha, pretendemos criar uma espécie de selo de qualidade para que o mundo preste atenção no trabalho que cada uma das produtoras associadas está fazendo por aqui”, ressalta Marianna. A Film Brazil também marca presença no Cannes Lions como patrocinadora, desde 2009, da área de Film Craft.
Em 2012, foram produzidos cerca de 16 mil filmes publicitários no Brasil, movimentando cerca de R$ 3,6 bilhões. O volume de produção estrangeira no país obteve um crescimento de 55% em relação a 2011, passando de R$ 11,5 milhões em negócios gerados para R$ 23,5 milhões (Estados Unidos e Inglaterra são os países com maior participação nas filmagens). As 55 produtoras que participam da FilmBrazil responderam por 65% dessa produção.