Copa do Mundo: marcas devem estar mais alinhadas a ações inclusivas, revela Twitter
De acordo com estudo da plataforma, 93% dos brasileiros que usam a rede se interessam pelo mundial que acontecerá em novembro, no Catar
Daqui 136 dias, será dada a largada da Copa do Mundo 2022, que será sediada no Catar a partir de novembro. E, de acordo com um levantamento realizado pelo Twitter em parceria com a DWI, 93% dos brasileiros que usam a rede se interessam pelo mundial, e 53%, além de fanáticos, pretendem acompanhar todos os jogos do campeonato.
Esses números são 23% maiores em comparação com as outras plataformas e, segundo o levantamento, é com este público que as marcas têm oportunidades de se conectar de forma legítima e em tempo real ao longo dos próximos meses no Twitter.
Em 2021, o futebol foi o terceiro assunto mais comentado no Twitter, somando mais de 321 milhões de tweets e, segundo o estudo, 73% de quem está no Twitter acredita que a plataforma melhora a experiência de assistir aos jogos da Copa do Mundo.
Pelo levantamento, esse cenário faz com que as marcas tenham a chance de estabelecer uma conexão significativa com a audiência em diferentes momentos, e não apenas durante as transmissões.
"O evento mundial de futebol é uma grande oportunidade para que as marcas e os brasileiros esperam que elas vão além do básico: 81% dos fãs do evento no Twitter querem ver marcas alinhadas a histórias sobre inclusão, empatia e união. Para isso, é necessário que elas tenham tom de voz, legitimidade no discurso e conexões com a audiência definidas", afirmou Rafael Camilo, líder de Twitter Next no Brasil.
Entre os conteúdos mais buscados pelas pessoas que se interessam pelo torneio mundial de futebol no Twitter estão materiais leves e engraçados (41%), entrevistas exclusivas (38%), concursos (38%), bastidores (36,5%) e solidariedade e causas (35%). Além disso, games, streaming, tecnologia e novelas são alguns dos interesses em comum de quem gosta do evento.
"O estudo mostrou que 76% das pessoas no Twitter acreditam que a associação de marcas com o evento mundial de futebol é positiva. A rede permite que a experiência de acompanhar campeonatos seja mais imersiva, gerando cada vez mais conversas e memes que extrapolam a timeline e viram assunto na mesa do bar", completou Vinícius Magalhães, gerente de vendas de conteúdo do Twitter Brasil.
O levantamento foi apresentado em evento no escritório do Twitter Brasil, nesta quinta-feira (7), que contou com a presença de executivos do Twitter, do ex-jogador Cafu, Angélica Souza, do canal Dibradoras e Luiz Carvalho, do Movimento Verde Amarelo.
A pesquisa foi realizada com mais de 6 mil pessoas em 6 diferentes mercados, incluindo o Brasil, entre março e abril de 2022.