Copa do Nordeste termina com 18 marcas e modelo de cotas inspirado na Copa do Mundo

Assaí, Buser e Brahma foram alguns dos anunciantes que participaram da competição deste ano

A Copa do Nordeste deste ano terminou com 18 marcas patrocinadoras. Comercializadas pela LiveMode, a competição de 2022 – que teve o Fortaleza como campeão – reuniu os anunciantes 51, Ale, Arena 22, Assaí, Brahma, Buser, Cobrecon, Cor&YTon, Gordons, Krona, Netshoes, Pagbank, Sportingbet, TikTok, Uniasselvi, Viasat, Umbro e Topper.

De acordo com Lucas Rizzo, head comercial da Copa do Nordeste na LiveMode, a conexão estabelecida ao longo dos anos entre o campeonato e os torcedores é o principal atrativo para as marcas.

“Já é consenso que a competição tem uma audiência consolidada entre os detentores de direitos, um engajamento enorme nas redes sociais e um público apaixonado que vai ao estádio, assiste, discute e vivencia a competição durante o ano todo. As parcerias são cada vez mais duradouras e criativas e contribuem muito para o sucesso da Copa do Nordeste", ressalta o executivo.

Decisão da Copa do Nordeste foi entre Fortaleza e Sport (Fotos: Xandy Rodrigues/ Divulgação)

Em relação à audiências, nas transmissões tradicionais de televisão, o SBT foi líder em oito de 12 rodadas.  Já a TV Jornal (SBT Recife) chegou a 27 pontos na final entre Fortaleza x Sport e a ESPN liderou a audiência na TV paga em um dos jogos e foi líder entre os canais de esportes em quase metade das transmissões.

Já entre as transmissões feitas pelas plataformas digitais, o TikTok preparou um pré-jogo feito de dentro do gramado, com estúdio exclusivo, baseado em grandes competições americanas que contou com influenciadores e personalidades do meio do futebol.

Crescimento em patrocínios
Já reconhecida como a grande plataforma para gerar engajamento com a região, a Competição se consolidou como plataforma de Inovação para ações de marcas no Futebol Brasileiro. Tiktok, Brahma, Gin Gordon's, Cor&Ton, Buser, Netshoes fizeram ações inovadoras e com grande engajamento com seus públicos alvos. Uma pilar importante também deste crescimento é o modelo de venda centralizada da competição, que permite as marcas a realizarem ações 360 nas transmissões, no digital e nas arenas, explorando o melhor de cada ativo de patrocínio.

Cotas
Levamos ao mercado cotas de patrocínio e apoio no mesmo estilo da Fifa na Copa do Mundo. As cotas de Patrocínio, além da grande presença nos LEDs de campo inteiro dos estádios, tinham direito a ativações em todos jogos, experiências para trade e consumidores, patrocínio das transmissões do NordesteFC Sportingbet, OTT oficial da competição e que bateu todos os recordes nesta temporada, e ações de conteúdo nas redes sociais. Os principais patrocinadores tinham ainda uma grande propriedade exclusiva: Sportingbet com Craque do Jogo, Assaí com Seleção do Campeonato, Brahma com o Show da Final, Netshoes com a Loja Oficial, Gordons com Aquecimento do Pré-jogo, TikTok com a Voz da Lampions. As cotas de apoio eram mais focadas na visibilidade, porem tivemos ativações especiais para algumas das marcas.

Lucas Rizzo, da LiveMode: destaque para a conexão estabelecida entre o campeonato e os torcedores (Divulgação)

Voz da Lampions
A Voz da Lampions foi um grande sucesso. O projeto capitaneado pelo Bolivia e Luva de Pedreiro gerou mais de 70 milhões de views na hashtag oficial e tivemos mais de 1.5 milhões de votos nos concorrentes. Os semifinalistas participaram de etapa diretamente das arenas e o grande vencedor foi o Leonardo Aquino, de Barro Alto, na Bahia, que irá narrar jogos da Copa do Nordeste sub20 agora no 2º semestre.

Copa do Nordeste 2023
Ainda estamos estruturando as novas cotas, mas vamos seguir o modelo de sucesso deste último ano. Nossa expectativa é superar todos os recordes de receita e criar cases ainda maiores de engajamento entre marcas e fãs!