Coração, foguinho e alerta: quais são os emojis mais usados
A Buzzmonitor analisou as figuras que mais apareceram nas redes sociais entre os dias 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023
No dia 17 de julho é celebrado o Dia Internacional do Emoji e, para comemorá-lo, a Buzzmonitor realizou um levantamento que aponta quais são as figuras que mais se destacaram entre os dias 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023.
De acordo com a análise, foram quase 1,3 bilhão de ocorrências neste período, sendo que o emoji mais usado foi o de coração, com 61,7 milhões de aparições. O coração vermelho foi o primeiro emoji criado, em 1995.
Além do vermelho, o estudo apontou que também houve variações do uso do emoji, só que com outras cores, com mais de um coração e corações inseridos em rostos. A temática foi a mais destacada e o amor contou com pouco menos de 197 milhões de ocorrências na forma de emojis, com a presença de corações no total.
Os rostos foram a segunda categoria mais popular de emojis, com 133 milhões de ocorrências totais. As carinhas servem como reforço do sentimento da mensagem e também para gerar desde dramaticidade até a entonação de leitura.
Na pesquisa, também se destacaram os emojis que ajudam o leitor a organizar o conteúdo e a encontrar a informação que buscam. As figuras desta categoria tem como principal função serem usados como bullets em uma lista, como é o caso do check (✅), das mãozinhas (👉 e 👇) ou das setas (➡️), mas também servem o propósito de busca rápida de informações, como o telefone (📞) ou localização (📍) daquilo que se fala, ou a parte que é crítica na mensagem (🚨).
Entre os emojis analisados, alguns não se enquadram em uma só categoria, como por exemplo, o foguinho (🔥), que pode ser usado como afirmação, como flerte, para dizer que algo está trending ou simplesmente para indicar que algo é quente.
Outros emojis que se destacaram foram as mãos em oração (🙏) e os aplausos (👏), inseridos como símbolo de gratidão e de reconhecimento, respectivamente.