Coragem e ousadia fazem o Burger King ser eleito o Anunciante do Ano
Foi com um bocado de ousadia e uma fatia de coragem que o Burger King encontrou a receita de comunicação perfeita para a sua marca. As campanhas irreverentes, que muitas vezes passeiam por temas peculiares, fizeram com que a companhia – que chegou ao mercado brasileiro em 2011 – conseguisse agradar o público e se consolidar no país.
“O ano de 2019 foi incrível e o melhor da nossa história. Afinal, conquistamos o posto de marca preferida pelos brasileiros. Fernando Machado, nosso CMO global, comentou outro dia que o Brasil é o único país onde o Burger King é a marca de fast-food preferida dos consumidores. Isso não existe em nenhum outro lugar do mundo, onde, geralmente, somos a número dois. Mas vale ressaltar que este não é apenas um trabalho de marketing e, sim, de quase 20 mil pessoas que ajudam a construir essa marca e a conquistar este sonho”, comenta Ariel Grunkraut, diretor de vendas e marketing do Burger King Brasil.
A agência David é a responsável pela criação das mensagens da marca que já abordou assuntos como política, diversidade e inclusão, mas sempre com o intuito de criar um diálogo e contribuir para uma sociedade mais igualitária.
“A estratégia de campanhas mais ousadas e de coragem ajuda a se aproximar do público. O consumidor quer marcas que se posicionem para que ele possa se identificar. Essa combinação de coragem e ousadia já existe no mundo inteiro, mas o Brasil tem se destacado por fazer isso de uma maneira muito consistente nos últimos anos”, ressalta Grunkraut.
As campanhas Anúncio Grelhado, Cego e Halloween Boletos, entre outras, fizeram parte do dia a dia dos consumidores neste ano de 2019 e conquistaram júris especializados em diversas premiações pelo mundo. Só no Cannes Lions, a peça Anúncio Grelhado conquistou nove Leões, sendo o trabalho brasileiro mais premiado do festival.
“Já somos reconhecidos dentro do Burger King Corporation por ser um país consistente, que possui a criatividade como o nosso principal diferencial competitivo. Acreditamos no nosso posicionamento, em um mundo mais diverso e em oferecer o que há de melhor em qualidade de produtos”, diz.
Diversidade e sustentabilidade
Os discursos pró-diversidade não ficam apenas nas campanhas. É o que garante Grunkraut, revelando que a companhia possui alguns projetos internos. “Este ano atingimos a marca de 52% de mulheres na liderança da companhia no Brasil. Além disso, elegemos a primeira mulher para o nosso conselho de administração. É um marco interessante, mas sabemos que temos a oportunidade de fazer mais e melhor. Essa é uma bandeira na nossa empresa”, reforça.
Ainda segundo o executivo, quando o assunto é sustentabilidade, a marca possui um pacto com o meio ambiente e a sociedade. “Fomos a primeira marca de fast-food a anunciar o hambúrguer à base de planta e também saímos na frente quando tiramos o canudo plástico das lojas. Agora, vamos retirar de 100% dos restaurantes a caixa de papelão do combo King Jr. Temos o desafio de conseguir ter uma maior responsabilidade com o impacto. Isto será muito relevante em 2020”, diz.
Futuro
Com a mudança frenética no comportamento do consumidor, o Burger King entende que é preciso estar antenado para conversar com a nova geração. “Quando olho para 2020, observo que as coisas vão continuar neste processo de disrupção. Os consumidores estão mais preocupados com a transparência das empresas e querendo entender como elas apresentam o seu posicionamento. Queremos ser mais do que uma empresa que vende hambúrguer, temos o papel de contribuir para uma sociedade melhor”, finaliza Grunkraut.
Confira abaixo as cinco marcas mais votadas na pesquisa Melhores PROPMARK
1º Burger King
2º McDonald’s
3º Santander
4º Itaú
5º Natura *
5º Renault *
*Houve empate de votos na quinta posição