Coral define Azul Puro como a cor de 2026

Estudo global da AskoNobel identificou o desejo coletivo pela desaceleração representado nos tons de azul

O ColourFutures, estudo global da AkzoNobel, chega à 22ª edição com a escolha do Azul Puro como a cor de 2026. A definição é feita por especialistas em tendências e design que analisam comportamentos sociais e culturais.

Segundo Heleen van Gent, diretora criativa do Centro de Estética Global da AkzoNobel, a cor responde ao desejo coletivo de equilíbrio em meio a um cenário de excesso de estímulos. “Algumas pessoas estão desacelerando e buscando recarregar energias. Outras preferem ousar e se divertir. As três paletas desta edição foram pensadas para refletir esses diferentes estados de espírito”, analisa.

O estudo mostra como os tons acompanham transformações sociais. “Entre 2007 e 2013, vimos cores solares ligadas ao otimismo. Nos últimos dez anos, os neutros prevaleceram em tempos de introspecção. Agora, o azul ganha força como símbolo de reconexão e estabilidade”, diz Heleen.

O Brasil participou do processo com as designers Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, do Atelier Adriana e Carlota.

As três paletas de 2026 e suas descrições são:

Acordes Silenciosos: tons neutros, marrons e azuis profundos que sugerem ambientes de introspecção.

Paleta Acordes Silenciosos (Divulgação)

Bossa Nova da Alma: argila, terracota, bege e rosa claro, com azuis de contraponto, voltada a espaços de convívio.

Paleta Bossa Nova da Alma (Divulgação)

Folia Tropical: multicolorida, reúne amarelo cítrico, verde, rosa e lilás ao lado do Azul Puro, indicada para áreas criativas.

Paleta Folia Tropical (Divulgação)