Corinthians tem a marca mais valiosa entre os times brasileiros
O Corinthians mais uma vez despontou como a marca mais valiosa entre os 12 clubes brasileiros analisados em pesquisa da BDO RCS. Com R$ 867 milhões, o clube paulista manteve a liderança, seguido do Flamengo, que, com a marca avaliada em R$ 689,5 milhões, tomou a segunda posição do São Paulo. O clube do Morumbi, agora em terceiro, teve uma pequena evolução em relação à avaliação anterior, com valor de marca de R$ 664,2 milhões. Palmeiras, Internacional, Santos, Grêmio, Vasco, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense e Botafogo completam a lista dos 12 primeiros colocados.
Pelo estudo, as 12 marcas atualmente valem R$ 4,09 bilhões, uma expansão de 10% ante o ano de 2010. O número reflete os últimos passos que os clubes têm dado na direção de aproximação com os torcedores e também a um posicionamento mais próximo da estrutura de empresas, com um pensamento mais profissionalizado. Além disso, o cenário econômico positivo, com um mercado em expansão, colabora com o atual momento de valorização dos clubes nacionais.
Para Amir Somoggi, diretor da BDO RCS, o crescimento do valor das marcas é bastante claro quando observados os últimos três anos. “A evolução deve-se ao mercado com um todo. Primeiro a evolução dos próprios clubes que descobriram um filão do marketing, mesmo que ainda com muitos defeitos, mas de alguma maneira melhorado em relação ao passado. E também temos que considerar a exploração do patrocínio e a melhora da bilheteria, além dos projetos com sócios-torcedores”, afirmou.
A posição corintiana, por exemplo, tem como atributos números recordes de arrecadação, com destaque para os R$ 47,3 milhões de patrocínios e os R$ 54,9 milhões em cotas de televisão no ano de 2010. A visibilidade constante do clube em transmissões de jogos colabora com a crescente evolução. O time, porém, registrou desaceleração. “Houve um incremento da receita, mas não no mesmo patamar. As finanças do clube foram maiores no ano anterior em torno de marketing. Isso acabou impactando”, diz Somoggi. Em 2010, a alta foi de 33%, com o resultado fechando em R$ 749,8 milhões, enquanto em 2011 esse número ficou em 16%.
Outro destaque desta edição ficou com o Santos Futebol Clube. Neymar, Ganso e os demais “Meninos da Vila” voltaram a colocar o time da baixada em evidência. O clube teve um valor de marca quase 50% maior do que no estudo anterior, passando de R$ 153,3 milhões para R$ 227,9 milhões e ultrapassou Grêmio e Vasco no ranking dos clubes mais valiosos. Na Vila, os números com receitas e publicidade também aumentaram, com avanço de 68% em relação ao ano anterior. O time também arrecadou quase 20% a mais com bilheteria, reflexo do bom momento vivido pelo time, atual campeão Paulista e da Libertadores da América.
Liderança
Para o líder do ranking e, coincidentemente, também do Campeonato Brasileiro até o momento, o valor da marca Corinthians continuará crescendo se o trabalho tiver continuidade. “O valor de uma marca se constrói com planejamento e ações de marketing diferenciadas, buscando fazer com que o torcedor faça parte do clube. Tratá-lo como cliente e criar sempre novos produtos é o principal objetivo, até para demonstrar ao mercado que o Sport Club Corinthians Paulista é um investimento sólido e com retorno garantido”, afirmou Alex Watanabe, assistente de marketing do clube. O executivo disse que a forma de gestão da atual diretoria deu respaldo e liberdade para colocar em prática um trabalho profissional a médio e longo prazo. “Isso sem contar com nossos parceiros e patrocinadores, que entendem nossa forma de negociação e, por final, à nossa torcida, que é o principal combustível para alimentar esta ferramenta”, ressaltou.
Quanto à desaceleração do crescimento da marca de 2010 para 2011, em relação a 2009 para 2010, Watanabe credita aos acontecimentos ocorridos no clube no ano retrasado. “Tivemos o início das festividades do centenário e, com a chegada de Ronaldo e sua atuação, também renegociamos a transmissão das cotas de TV. Tudo isso impulsionou a arrecadação em jogos, licenciamentos e patrocínio. Até porque falar que desempenho da equipe dentro de campo não influencia no resultado fora dele é uma heresia. Acreditamos e trabalhamos todos os dias para que essa influência diminua, mas por enquanto ela é muito presente nas equipes brasileiras”, explicou, ressaltando que espera um novo boom de crescimento da marca Corinthians em 2013 e 2014, com a inauguração do estádio de Itaquera.
Vale lembrar que o clube tem atuado também fora das quatro linhas. A principal ação recente foi a contratação de Anderson Silva, atual campeão do peso médio do UFC e que estreou pela sua nova equipe justamente no UFC 134, no Rio de Janeiro, vencendo por nocaute técnico o japonês Yushin Okami.
por Marcos Bonfim