Coronavírus altera rotina e gravações das emissoras
A disseminação global do coronavírus está mexendo com a rotina das gravações e de trabalho das principais emissoras no Brasil. Nesta quinta-feira (12), as redes apontaram algumas mudanças em suas programações e também no dia a dia de suas redações.
O SBT soltou uma nota afirmando que vai restringir a participação de pessoas acima de 65 anos na gravação dos programas com plateia e que “avaliará caso a caso a necessidade da gravação dos programas com a presença de auditório, buscando limitar ao máximo o número de pessoas nas gravações”.
A emissora disse ainda que “está adotando uma série de procedimentos baseados nas orientações do Ministério da Saúde que visam educar, recomendar e alertar para os riscos de contágio a todos os públicos com os quais a emissora se relaciona. […] Por serem os mais vulneráveis às consequências do vírus, desaconselhamos aqueles com idade acima de 65 anos a participarem dos programas de auditório por ficarem expostos a ambientes confinados e com a presença de diversas pessoas.”
A recomendação aos funcionários é que “devem ser evitadas ao máximo as participações em feiras, congressos e eventos onde houver aglomeração de pessoas. Se for inevitável, o gestor imediato deve informar previamente ao RH. As viagens nacionais podem continuar, desde que sejam essenciais ao funcionamento da operação de produção e exibição da emissora. As viagens de negócio devem ser evitadas ao máximo, optando-se por recursos técnicos, como videoconferências, sempre que possível. Quando não puderem ser evitadas, o gestor imediato deve comunicar o RH. As viagens internacionais de negócio ou treinamento a serviço da empresa estão suspensas. Pessoas que estejam regressando de viagens internacionais devem entrar em contato com o RH antes de voltarem ao trabalho para receberem as orientações sobre como proceder.”
Já a Band, afirma que vem alertando e orientando seus profissionais sobre os riscos de contaminação do coronavírus e a importância de se seguir as medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de Saúde. “Atualmente a emissora não exibe programas com plateia. As gravações em estúdio seguem normalmente”, afirmou em nota. Na noite desta quarta-feira (12) a liga americana de basquete NBA suspendeu o restante da temporada por causa da pandemia. A Band, que transmite os jogos da liga, afirmou que neste domingo vai passar um filme no horário destinado à partida.
A Record TV afirmou que nessa semana já não estão mais previstas gravações de programas com plateia, mas que vai avaliar como fica a situação na próxima semana e, assim, comunicar sua decisão.
Por meio de sua assessoria, a RedeTV! afirmou estudar medidas de prevenção ao coronavírus, como a suspensão das plateias nos programas de auditório. Entre eles, o Encrenca deste domingo (15), que irá ao ar ao vivo, mas sem plateia.
As maiores mudanças estão na Globo. Por meio do Twitter, Boninho, diretor do Big Brother Brasil afirmou que o próximo paredão, que ocorrerá na terça-feira (17) não terá plateia. De acordo com o site Tele Padi, da jornalista Cristina Padiglione, pela primeira vez em 31 anos, o Domingão do Faustão não terá a presença do público. Até o momento, no entanto, a Globo não confirma a informação.
“Como forma de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), para garantir a segurança do público e dos funcionários, estamos avaliando o modelo e a própria participação de plateia e de figuração em nossos programas”, disse a emissora por meio de sua assessoria.
A emissora montou um comitê de gestão de crise voltado principalmente à área de conteúdo e tecnologia, onde debatem novos procedimentos a serem adotados.
Viagens internacionais estão canceladas e colaboradores que regressarem ao Brasil devem se afastar de suas atividades durante 14 dias, as nacionais devem ser evitadas. Funcionários que estejam sentindo os sintomas relacionados à gripe devem avisar o RH e permanecer em casa. A emissora também pede que a participação em eventos internos e externos com aglomeração de pessoas sejam evitados.
A Globo também prepara um plano de ação caso o futebol e outras modalidades além da NBA sejam suspensas nos próximos dias.
Além disso, a partir desta quinta-feira (12) a Globo vai estender o número de edições do quadro de saúde ‘Bem Estar’ ao longo da programação para esclarecer o público sobre a evolução do COVID-19.
O quadro, que já era exibido de segunda a sexta no ‘Encontro com Fátima Bernardes’ e aos sábados no ‘É de Casa’, passará a ter mais três exibições diárias: uma durante o ‘Se Joga’ e outras duas na programação à tarde. O conteúdo será focado em cuidados para evitar o contágio da doença e na resposta a dúvidas do público. A exibição começa nesta quinta-feira (12) e será mantida no ar pelo tempo que for necessário, de acordo com a evolução da pandemia.