Correio do Povo lança aplicativo Realidade Aumentada

divulgação

Aplicativo de realidade aumentada

O jornal Correio do Povo, do Rio Grande do Sul, é um dos  primeiros jornais do País a proporcionar aos seus leitores a experiência da Realidade Aumentada. O veículo lança na sexta-feira (29) a nova ferramenta que visa estimular a leitura do impresso e proporcionar mais informações e interatividade aos seus leitores.  É  o aplicativo  Realidade Aumentada que dá acesso a conteúdos complementares produzidos pela equipe do jornal através do mobile. 

 Por meio de um código gerado pela Realidade Aumentada e identificado por um selo na edição impressa, o leitor colocará o seu dispositivo sobre uma foto ou matéria, e terá acesso a conteúdos multimídia exclusivos.  Serão informações adicionais da reportagem, em vídeo, áudio, foto, infográfico ou documentos. Além destas, a tecnologia ainda possibilita o acesso à conteúdos em 3D. O aplicativo para a utilização da tecnologia RA estará disponível gratuitamente para os sistemas IOS e Android. 

 O Correio do Povo foi um dos jornais pioneiros em informatização no Brasil. É o primeiro e único a imprimir em três parques gráficos distantes de sua sede. 

O aplicativo Realidade Aumentada só poderá ser utilizado se o leitor estiver com o jornal em mãos e localizar a matéria especial com o selo. Além do conteúdo criado pela equipe de reportagem do Correio do Povo; vídeos da TV Record e Portal R7 também serão disponibilizados no sistema. Os anúncios também poderão fazer uso da nova tecnologia

O aplicativo “Wikitude” pode ser baixado gratuitamente pelo  Google Store ou Apple Store.

 Segundo Telmo Flor, diretor de redação do Correio do Povo, o aplicativo de RA  revoluciona  a leitura do jornal. Algumas características históricas do meio, como espaço limitado para  matérias e imagens, conteúdo perecível, desatualizado, deixam de existir . “O Correio do Povo terá informações atualizadas permanentemente e conteúdos adicionais. É um atrativo a mais para acessar conteúdos jornalisticos e publicitários”, comenta.

Denilson Saltoris, sócio da LZW Processamento de Documentos, que está desenvolvendo o aplicativo CP Mobil Powered by Wikitude, reforça que a realidade aumentada oferece diversas possibilidades. 

A apresentação pode ser vista no link https://youtu.be/GHqKlDusUf4