CP+B faz um ano e diz que crise não assusta

A crise não assusta a CP+B que, em fevereiro de 2015, completou um ano de trabalho no mercado brasileiro. André Kassu, um dos líderes criativos e sócio da agência, citou como exemplo a unidade norte-americana da Crispin Porter + Bogusky, que foi reconhecida durante uma crise econômica. “Eles ofereceram soluções criativas para os seus clientes em um momento em que todos estavam patinando”, afirma.

Para Kassu, estar começando uma operação no Brasil numa época de crise o deixa muito confortável. “As perspectivas para este ano não são boas e nós estamos vendo, por exemplo, uma queda nas vendas de automóveis”, diz. “Por isso eu acho que estamos com o tamanho certo para enfrentar a crise e com os clientes perfeitos para isso também”, completa.

Ele ainda afirmou que é “desproporcional, neste momento, as agências oferecerem soluções para Cannes e não criar soluções de negócios para os clientes”.

A operação, que hoje conta com sete clientes na carteira, tem como meta ajudar no crescimento dos anunciantes. “Esperamos crescer com os nossos parceiros. Trabalhamos para fazer com que eles cresçam”, garante Vinícius Reis, sócio e COO da empresa. De acordo com Marcos Medeiros, também sócio da CP+B, a função deles vai bem além. “Não nos consideramos publicitários apenas, somos ‘resolvedores’ de problemas”, diz.

A empresa tem como clientes Mondelez, as revistas Quatro Rodas e VIP (Editora Abril), Corona, AB InBev – primeira conta global da agência –, Pokerstars, e duas novidades: Cepêra e a plataforma online Minuto Seguros.

A primeira ação para Cepêra começou na última sexta-feira (6).  Em uma parceria com o Buzina Food Truck, foram criados molhos especiais feitos com produtos da marca. As receitas serão servidas por dois meses nos food parks de São Paulo. “A nova geração da empresa reformulou todo o processo fabril e as embalagens. Eles partiram para buscar um parceiro de comunicação. O nosso trabalho com eles ainda está no início”, revela Reis.

Outra campanha feita pela CP+B, que também estreou na sexta-feira, foi a da Pokerstars (confira vídeo abaixo), que tem Ronaldo como garoto-propaganda. A marca, que sempre teve uma agência própria para campanhas, decidiu, no fim do ano passado, buscar um parceiro para a comunicação. “Eles passaram o briefing para algo local, avisando que tinha chance de ser uma campanha global. Nós apresentamos e eles entenderam a nossa proposta como algo que poderia ser para o mundo todo”, disse Reis.

Início

As primeiras conversas para o escritório brasileiro começaram em junho de 2013, quando os sócios Marcos Medeiros e André Kassu estavam cursando um módulo na Berlin School of Creative Leadership e conheceram Chuck Porter, chairman da Crispin e um dos fundadores da agência. A operação brasileira é independente da rede, mas existe um intercâmbio de ferramentas e de know-how.

A Crispin Porter + Bogusky, fundada em 1988 em Miami, foi considerada a agência mais disputada nos Estados Unidos nos anos 2000. Em 2009, ela foi eleita a “Agência da Década” pelo AdAge e já recebeu o título de “Agência do Ano” 13 vezes pela imprensa especializada no mercado norte-americano. A companhia é a única que já conquistou duas vezes o Grand Prix de Titanium no Cannes Lions.