O jornal tem credibilidade e transmite segurança, segundo a pesquisa qualitativa “O poder do meio jornal”, encomendada pela ANJ (Associação Nacional dos Jornais” e apresentada pela diretora de mídia custom do Ipsos Marplan, Cinthia D’Auria, nesta terça-feira (19), durante o 7º Congresso Brasileiro de Jornais. “A pesquisa mostrou só o lado positivo. Queríamos ver quais eram as fortalezas do jornal”, disse Cinthia.
Essas qualidades dos jornais são extendidas aos anúncios, pois os leitores entendem que se está no jornal passou por um filtro. “Os leitores admiram também a divisão por seções do jornal ser respeitada também pelos anúncios”, falou Daina Ruttul Godinho, diretora da Ipsos Marplan.
Foram destacadas seis características que proporcionam a credibilidade e a segurança: diário/matutino, físico/palpável, tradicional, profissionais renomados, completude/profundo, abrangente/diversificado.
A pesquisa ouviu oito grupos de leitores, além de formadores de opinião, tomadores de decisão e executivos.
Cristiane Marsola