O Google divulgou nesta terça-feira (26) pesquisa realizada com 605 consumidores, que compraram ou pesquisaram sobre imóveis nos últimos seis meses. O dado que chamou mais atenção no estudo é que mais de 80% dos entrevistados disseram que utilizam a internet como fonte de informação durante o processo de compra de um imóvel. “A publicidade online no segmento cresce a patamares do boom imobiliário que estamos vivendo no Brasil”, disse Julio Zaguini, diretor de negócios para varejo do Google.
A empresa informou que o aumento do investimento das incorporadoras e imobiliárias em links patrocinados do Google foi de 133%, no último ano. “Os compradores de imóveis estão na internet. É lá que as pessoas buscam informações sobre localização, entre outras características do imóvel que deseja comprar. O fato de que mais de 80% das pessoas usam a internet em algum momento para comprar casas ou apartamentos é muito relevante. Há quatro anos, esse número era de 40%”, contou Roberto Nascimento, diretor de internet da Lopes, uma das maiores incorporadoras do País.
O Google Imóveis reuniu na sede da empresa em São Paulo cerca de 100 executivos da web, do mercado imobiliário e de agências de publicidade. Em sua palestra, Gustavo Gasparini, gerente de estratégia de mercado do Google, apontou que a internet é a mídia mais procurada pelas pessoas se informarem e buscarem referências sobre o imóvel durante o processo de compra. “Em primeiro, aparecem os mecanismos de busca. Depois, anúncios em jornais. Em terceiro lugar, novamente a internet com os sites de imobiliárias, e por último, que geralmente é a fase final para a decisão da compra, os escritórios das incorporadoras”, destacou ele.
Kelly Dores