Cresce procura por Smart TV e tendência é manter performance
A Eletros (Associação Nacional de Produtos Eletroeletrônicos) fez levantamento e mostra que, em 2020, foram vendidas 12.620, 88 Smart TVs, representando 97,7% do total de vendas no período. Em comparação, em 2019, foram vendidas 11.855, 84 Smart TVs, correspondendo a um total de 91,7%. Segundo a entidade, o crescimento da procura pelas Smart TVs vem acontecendo de forma progressiva. Em 2013, a modalidade somava 22,4% do total dos televisores comercializados; em 2015, 39%; e em 2018, 85%.
Jorge Nascimento, presidente da Eletros, fala que o Brasil acompanha tendência mundial e afirma que a indústria brasileira seguiu esse movimento e fez os investimentos necessários para produzir equipamentos de qualidade e acessíveis, permitindo que uma grande gama de consumidores de todas faixas de renda pudessem adquirir esses aparelhos. “Essa tendência reflete também o comportamento do consumidor que busca interatividade e grande diversificação de conteúdo oferecido pelas principais plataformas de streaming, que hoje disputam com as TVs a atenção do público”, completa.
A pandemia e a exigência de isolamento social, claro, também incentivaram o aumento das vendas desse tipo de equipamento digital, pois, segundo Nascimento, as pessoas se viram estimuladas a melhorar o ambiente de suas casas e isso implica em adquirir novos, melhores e mais modernos equipamentos, de preferência interativos e com capacidade para os aplicativos de streaming seja para acompanhar séries, filmes, shows e podcast, entre outras plataformas.
A tendência de crescimento nas vendas de Smart TVs deve continuar e, segundo Nascimento, alcançará a totalidade. “Hoje, 97% dos televisores vendidos são Smart TVs. Devemos chegar a 100%, na mesma proporção que os consumidores aumentam a preferência por TVs”, calcula o executivo, acrescentando: “Em 2020, o fato de termos registrado um resultado negativo de 0,1% foi considerado uma vitória para nosso setor em relação aos televisores. No primeiro semestre do ano passado, registramos queda de 80% nas vendas por conta do fechamento das lojas. Com a reabertura gradual fomos recuperando as perdas”, explica.
Ele fala que neste momento ainda é muito difícil estabelecer qualquer previsão diante desta nova fase que o mercado vive, com o agravamento da pandemia. “Ainda que as vendas online tenham crescido desde o ano passado, produtos como televisores são preferencialmente comprados nas lojas físicas. Os consumidores gostam de ver e experimentar os produtos. Além disso, a nossa economia passa por um momento de indefinição. Sabemos que é necessária a vacinação em massa para retomarmos o caminho do crescimento”, alerta.
Atualmente, cerca de 94% das TVs vendidas no Brasil já são Smart TVs, garantindo um crescimento exponencial de TV conectada (CTV). Com o avanço da internet das coisas e das ferramentas oferecidas pelos aparelhos, a TV será, cada vez mais, um hub de tudo que envolve o consumo de conteúdo e interatividade dentro da casa, aumentando ainda mais as possibilidades de presença das marcas. “Muitas TVs saem de fábrica hoje com assistentes de voz, além de opções que garantem que elas se mantenham 100% do tempo ligadas e com funções bem além do conteúdo linear. Muita gente já utiliza para ampliar a tela de seus smartphones ou computadores, para navegar nas plataformas de streaming musical e até como decoração. Com mais devices conectados, a CTV será um centralizador da interação com os demais aparelhos”, analisa Vanessa Delgado, vice-presidente de negócios da MetaX.