O Brasil é um mercado promissor para o mobile marketing. Isso é o que mostra a pesquisa “Mobile Marketing Brasil 2009-2010 Cenário”, realizada pela MMA (Mobile Marketing Association), divulgada no mês passado. De acordo com o estudo, o potencial de investimento publicitário anual de internet móvel é de R$ 85,9 milhões.
Outro fato que pode impulsionar o aumento do budget que os anunciantes destinam a esse tipo de mídia é o aumento do número de consumidores com acesso à internet móvel. De acordo com a MMA, em setembro do ano passado o Brasil teve 2,5 milhões de acessos à internet via celular. E, no último trimestre de 2009, foram vendidos 43,3 milhões de smartphones em todo o mundo, segundo o Computerworld.
PERFIL
A pesquisa “Mobile Marketing Brasil 2009-2010 Cenário” ainda mostra que a penetração da internet móvel é de 15%, sendo os homens os que mais a utilizam (19%). No Brasil, 90% dos celulares são pré-pagos, sendo as mulheres as que mais utilizam essa forma de pagamento: 91%. Já os homens são maioria (11%) em uso de celular pós-pago.
A faixa etária dos consumidores que mais possuem linhas pós-pagas varia entre 35 e 59 anos de idade (12% dos usuários). Já as linhas pré-pagas são mais utilizadas pelos adolescentes com idade entre dez e 15 anos (96%).
As ligações telefônicas são feitas, de uma forma geral, por 99% dos usuários, independente da idade. Porém, os jovens com idade entre 16 e 24 anos são os que mais utilizam os serviços de envio e recebimento de mensagem de texto (74%) e de fotos (38%). São eles também os que mais acessam música e vídeo via celular (37%), além de ser o grupo que mais possui aparelhos com acesso à internet (55%) e que utiliza a web via celular (11%).
Como era de se esperar, devido ao alto custo das mensalidades, a classe social que mais possui linhas de telefonia móvel pós-paga é a A (28%) e a líder nas linhas pré-pagas é a classe D/E (97%). E ao contrário do que se pensa as classes C e D/E também enviam e recebem mensagens de texto (60% e 39%, respectivamente) e fotos (26% e 11%), assim como acessam a internet de seus aparelhos (6% e 2%).
Nordeste
A região brasileira que mais concentra linhas pré-pragas é o Nordeste com 96% dos usuários locais. Em seguida vem a região Norte (94%), Centro-Oeste (93%) e Sul e Sudeste (88% cada). Em contrapartida, as regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos celulares pós-pagos com 12% das linhas locais. Em seguida estão Centro-Oeste (7%), Norte (6%) e Nordeste (4%).
Enviar e receber mensagens de texto são ações realizadas com maior frequência pelas pessoas do Sul (71%), seguidas pelas do Centro-Oeste (60%), do Norte (59%), do Sudeste (55%) e do Nordeste (50%). O Sul também é a região onde se enviam e recebem mais fotos via celular (29%). Depois vêm as regiões Sudeste (28%), Norte e Centro-Oeste (26% cada), e, por fim, o Nordeste (17%).
O acesso de música via celular é feito por 24% dos brasileiros em geral. Em compensação, 41% dos entrevistados possuem celular com acesso à internet, mas o seu uso ainda é baixo: apenas 8% das pessoas do Sudeste a acessam, 7% das regiões Centro-Oeste e Norte, 5% do Nordeste e 4% do Sul.
A pesquisa foi realizada pela NIC.br, em março de 2009, com 9.398 entrevistados que possuem celular. O levantamento foi realizado em áreas urbanas.
por Maria Fernanda Malozzi