Criah, de Campinas, busca soluções que vão além da compra de mídia
O CEO Sergio Pellizzer: “o nosso foco é no potencial que o cliente tem para crescer”
Apesar da pouca divulgação, existe muita criatividade aliada à tecnologia em agências que estão fora das grandes capitais. A Criah, que fica em Campinas, reconhecido polo tecnológico do interior paulista, é uma delas. Depois de investir na contratação de talentos vindos especialmente de São Paulo, a agência dirigida pelo sócio e CEO Sergio Pellizzer também passou a fazer mais parcerias com agências maiores, como DM9DDB, WMcCann, Leo Burnett Tailor Made e Ginga. Mas o core business da Criah está, sobretudo, em soluções que vão além do investimento em mídia. “O nosso foco não é o investimento em mídia. O nosso foco é no potencial que o cliente tem para crescer, vender e ganhar dinheiro com ações que não são necessariamente mídia”, disse Pellizzer.
O publicitário cita como exemplo um projeto de cliente oculto para a Renault, que a agência vem executando em alguns estados. “Ao contrário de outras montadoras, a Renault praticava o chamado sobrepreço. Só que isso prejudicava a marca, que acabava perdendo share. Muita gente ligava, cotava e acabava comprando outra marca. Utilizando muita tecnologia, a gente montou um projeto de cliente oculto. A partir de uma central de telemarketing, que montamos dentro de uma parte da agência, entro em contato com mais de 160 concessionárias Renault no Brasil diariamente. A gente analisa qualidade de atendimento da equipe de vendas, precificação, ofertas de acessórios que estão de acordo com as campanhas da Renault e análise de concorrência. 100% das ligações são gravadas no nosso software. Os resultados são ascendentes em termos de capacitação de equipe de vendas. O que isso tem a ver com a agência? Não tem a ver com a agência, mas estou ajudando a Renault a melhorar a sua performance”, contou Pellizzer.
Outro projeto com viés tecnológico é a luminária #SocialMood, que identifica o sentimento das pessoas em relação a alguma marca, produto ou serviço, por meio das postagens nas redes sociais. O produto contempla três categorias: alegria (amarelo), amor (vermelho) e tristeza (azul). O humor é identificado por meio de algoritmo que monitora, em tempo real, as palavras-chave relacionadas à marca. O sistema ativa a cor correspondente ao sentimento da maioria das pessoas. “A luminária é uma forma de mostrar que a tecnologia está aliada à comunicação de uma forma dinâmica”.
Apesar da busca por soluções fora da caixa, a Criah é uma das agências com maior compra de espaço publicitário da Globo na região de Campinas e declara crescimento de 60% em 2016. “Quando a gente analisa o mercado de Campinas e região, estendendo até Sorocaba, você percebe que é um mercado tão grande e carente de agências. É por isso que o nosso foco está 80% ali e 20% em São Paulo. Tem um volume imenso de empresas que precisam de uma agência mais regional que entenda o negócio não só como mídia, mas com necessidades mais pontuais”, avaliou ele.
A expectativa da agência é crescer 70% em 2017 em relação ao ano passado. “A gente tem muita entrega boa para fazer e também estamos investindo. Construímos um estúdio dentro da agência. Investimos em equipe. Nossa entrega hoje é excepcional. Temos muitos projetos em desenvolvimento”.