Ferramenta totalmente online permite a edição de fotos e vídeos para criação de campanhas de marketing sem a necessidade de instalar programas no computador
Imagens e vídeos cuidadosamente criados e editados são elementos basilares de uma campanha de marketing bem-sucedida. Parte da importância desse tipo de conteúdo reside em sua natureza visual.
Capaz de engajar mais do que conteúdos centrados em texto, a mídia visual tornou-se indispensável para estratégias de marketing direcionadas a um público cuja atenção é cada vez mais difícil de reter: o usuário de redes sociais.
Conforme Gloria Mark, doutora em Ciência da Computação na Universidade da Califórnia, "nossa habilidade de focar no que é mostrado em uma tela está decaindo".
Em artigo publicado no CNN Health, o resultado das pesquisas de Mark indicou que a capacidade de foco em 2004 era de 2 minutos e meio.
Ao longo dos anos, esse total foi diminuindo progressivamente até chegar ao período médio de atenção que dedicamos a uma tela em 2023 de aproximadamente 47 segundos, isto é, 103 segundos a menos do que o valor medido pela estudiosa há quase duas décadas.
Ao utilizar diversas técnicas e recursos que permitem criar e editar de forma criativa, é possível aproveitar ao máximo o conteúdo visual e em vídeo a fim de capturar rapidamente a inconstante atenção dos usuários.
Nesse contexto, o CapCut, uma ferramenta online de edição gratuita de vídeos e fotos, mostra-se um aliado do profissional encarregado da tarefa desafiadora de elaborar conteúdos capazes de engajar e repercutir nas mídias sociais.
Recursos do CapCut para criar e editar conteúdo com criatividade
Disponível gratuitamente e totalmente online, o CapCut conta com múltiplos recursos de edição de vídeo e foto que irão elevar o nível de qualidade dos conteúdos criados para campanhas de marketing no ambiente digital.
Um dos principais diferenciais oferecidos, o que faz do editor mais que uma solução para modificação de vídeo e fotos, é o pacote criativo do CapCut. Trata-se de um centro de criação que reúne ferramentas de design gráfico em um ambiente que possibilita a colaboração em equipe.
Ou seja, um grupo de profissionais pode trabalhar na mesma campanha de marketing em um ambiente digital compartilhado. E mais, tendo acesso a recursos profissionais de edição sem a necessidade de baixar diversos programas pesados que podem não ser compatíveis com os computadores disponíveis aos membros da equipe.
O aspecto colaborativo é apenas um dos recursos que o CapCut tem a oferecer.
Conheça as demais funcionalidades e como você pode utilizá-las a seguir:
Acesso e interface simplificados
Como adiantamos, o CapCut oferece ferramentas de edição de forma gratuita, sem cobranças. Assim, o usuário não precisa gastar para criar suas campanhas de marketing.
O primeiro passo para aproveitar ou apenas experimentar a totalidade das ferramentas consiste na criação de uma conta de usuário ou do login, caso tal conta já tenha sido criada.
A fim de garantir praticidade e rapidez nessa etapa, o site permite o acesso através de uma conta existente em uma das seguintes plataformas: Google, Facebook e TikTok. Se você não quiser reutilizar suas contas, basta criar uma informando um endereço de e-mail válido e criar uma senha.
Após criar sua conta e entrar no CapCut, você será direcionado para a página "Meus projetos". Nela, o usuário encontrará ícones para "criar novo vídeo", "criar nova imagem" e "visuais em vídeo".
Na lateral esquerda, há atalhos para "Rascunhos recentes", permitindo a continuação de projetos em andamento; "Histórico de compartilhamento", área que exibe vídeos compartilhados com você ou por você; "Modelos", espaço com milhares de modelos de vídeos e fotos que servem de base para criação de conteúdo; e “Ferramentas mágicas”, aba com os recursos mais populares do CapCut a distância de um clique.
Editor de fotos para todos
Com uma conta ativa e devidamente logada, você estará pronto para exercer sua criatividade e fazer uso dos numerosos recursos oferecidos.
Por ser um centro de criação que incentiva a criatividade dos seus usuários e também visa oferecer praticidade, o editor de fotos gratuito da CapCut pode ser utilizado de diferentes maneiras a depender da preferência do usuário.
Para aqueles com mais prática e experiência na manipulação de imagens e edição em geral, há a possibilidade de iniciar do zero, ou seja, apenas escolher o tamanho da imagem a ser elaborada e realizar todo o processo de criação sem imagem ou modelo prévio.
Para isso, acesse a área “Meus projetos” e, depois, basta clicar em “Criar nova imagem”, escolher a altura e a largura da imagem em pixels e clicar em “Criar”.
Já para quem é iniciante ou deseja aproveitar os modelos prontos para uso disponíveis para acelerar e trazer mais praticidade ao processo criativo, a CapCut traz recomendações de uso valiosas.
Para aproveitá-las, clique em “Criar nova imagem” e navegue pelas ações recomendadas, como a "Criar a partir de uma imagem", opção que permite o upload de uma imagem salva no computador e iniciar o processo de criação a partir dela.
Modelos para mídias sociais
Imagens e vídeos tem o potencial de serem facilmente compartilhados entre amigos e familiares quando a audiência os considera interessantes, inspiradores ou quando se identificam com o conteúdo apresentado por eles.
Essa capacidade de engajar é o que os torna ideal para aumentar a visibilidade de uma marca em campanhas de marketing direcionadas às redes sociais.
Entretanto, para alcançar a desejada expansão do alcance da marca de forma orgânica, é indispensável produzir vídeos e imagens apropriados às especificidades da plataforma na qual serão veiculados.
Por exemplo, uma publicação do Instagram tem 1080 x 1080 pixels de tamanho, em comparação, um story da mesma rede social mantém os 1080 pixels de largura, mas possui 1920 de altura.
Além das dimensões necessárias para que o conteúdo possa ser visualizado e incorporado à rede de destino, há características de layout, posicionamento de botões interativos e entre outras que mudam dependendo da mídia em questão.
Visando automatizar essa parte do processo de edição, a CapCut disponibiliza modelos editáveis que dão conta das principais tendências e particularidades das publicações no Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, Twitter, Linkedin, Snapchat e Twitch.
Eleve a qualidade dos vídeos e imagens sua campanha de marketing com a IA
Ainda no tópico de praticidade e automatização de etapas que consomem tempo e esforço no processo criativo de campanhas de marketing, a inteligência artificial (IA) da CapCut entra em ação para executar tarefas trabalhosas.
A correspondência de cores a fim de criar visuais mais atraentes, redimensionar o layout de imagens de acordo com a plataforma de mídia desejada, correção de fotografias feitas em ambientes com pouca iluminação e a remoção do fundo são algumas das ferramentas possíveis graças à IA.
Entre elas, vale destacar a praticidade da remoção de fundo de imagens. Somente quem já passou horas selecionando manualmente o contorno de uma imagem a fim de destacá-la do plano de fundo sabe o quão cansativo é esse aspecto da edição.
Se a remoção do fundo de uma foto tem o poder de consumir tanto tempo, imagine remover o fundo de frames individuais de um vídeo. Com a ferramenta que abordaremos a seguir, isso pode ficar, felizmente, apenas no campo da imaginação.
Remoção de fundo de vídeos
A IA é responsável pelo removedor de fundo de vídeo capaz de corrigir filmagens que seriam perdidas devido a algum elemento indesejável presente no plano de fundo. Dessa forma, a foto ou gravação outrora perdida pode fazer parte da sua campanha de marketing novamente.
O mesmo vale para outros propósitos, visto que a remoção do fundo para a inserção de outro visualmente mais interessante ou compatível com a identidade visual da marca também é um dos benefícios desse recurso.
Para experimentar, o primeiro passo é carregar o vídeo desejado, para tanto, clique em "Clique para carregar" ou no ícone do Google Drive ou do Dropbox a fim de fazer o upload de um vídeo hospedado em um desses serviços de armazenamento. Ou arraste e solte um arquivo diretamente no editor de vídeo.
Outra opção é remover o fundo de alguma criação já elaborada ou conteúdo previamente carregado por você no CapCut. Nesse caso, basta selecionar "Mídia" na barra lateral esquerda. Depois, clique em "Projeto" ou em "Nuvem".
Feito isso, clique em "Ferramenta inteligente" na barra posicionada na lateral direita e depois em "Remover plano de fundo". Você terá a opção de "Remoção automática", na qual o plano de fundo é totalmente removido e "Chroma key", alternativa que permite a escolha de uma cor específica para ser eliminada da imagem.
Selecione a ferramenta mais adequada ao seu objetivo de edição e observe a mágica da inteligência artificial poupar horas de trabalho suas e da sua equipe.
Gerador de imagens
Outro recurso que seria impossível sem a IA, é o gerador de imagem com base em um comando específico.
Você encontrará essa opção ao seguir os passos: acessar "Meus projetos", clicar em "Criar nova imagem" e, posteriormente, selecionar "Fotos" na barra lateral esquerda.
No canto superior, existe a opção "Gerador de imagens" e abaixo o botão "Tentar". Ao clicar nele, uma caixa de texto aparecerá. Escreva resumidamente o tipo de imagem que você deseja gerar, selecione a proporção da tela e um dos estilos (surrealista, cyberpunk, desenho americano etc.).
Por último, clique em "Gerar" e aproveite uma imagem completamente gerada por IA para surpreender o público alvo da sua campanha de marketing.
E então, o que achou do CapCut como aliado em suas campanhas de marketing?