Criatividade, as ideias e os insights humanos: David Droga pede IA responsável
CEO da Accenture Song participou do Web Summit, que acontece pela primeira vez no Brasil
O publicitário David Droga, CEO da rede Accenture Song, apenas da área de comunicação, não deixou expectativas em aberto. O publicado presente à sua participação no Web Summit 2023, pela primeira vez no Brasil, aproveitou suas ideias sobre criatividade, recursos da inteligência artificial na publicidade e como, após 20 anos do lançamento da icônica Droga5, passou a ter chefe. Confira a entrevista exclusiva concedida ao PROPMARK.
Mudança
É a primeira vez que eu tenho um chefe em 20 anos. Mas como sou movido por desafios e missões, hoje eu tenho um desafio e uma missão bem diferentes - só que agora, em uma escala muito maior
Equipe
Todos na Accenture acham que eu estou me movendo rápido demais. Mas eu sempre digo que eu acho que estou me movendo devagar demais.
Crenças
Mas o que não mudou foram as minhas crenças. Eu ainda acredito no poder das ideias, nas pessoas e na criatividade. E estou tentando transportar isso pra minha nova função. O privilégio de ter tido tanto sucesso com a Droga5 é que eu não preciso provar mais nada pra ninguém. Eu só quero agora mostrar que criatividade é a coisa certa a se fazer. E eu acredito de verdade nisso. Minha família e meus amigos acham que eu já deveria ter me aposentado. Que eu sou maluco de continuar.
Motivação
Uma das razões que me fez mudar para a Accenture foi o fato de ser uma empresa tão grande e influente e com tanta credibilidade em tecnologia. Muito antes do mundo estar falando sobre Inteligência Artificial, a Accenture já estava implementando isso há mais de 8 anos. Existem estudos sobre esse assunto que foram publicados em 2016, 2017 - e o mesmo aconteceu com Metaverso, Blockchain… então, fico muito feliz em ter vindo pra uma empresa que entende de tecnologia tão profundamente - e não vê isso só como uma nova tendência.
Criatividade
Quando olhamos para a combinação de Inteligência Artificial com criatividade e como essa junção vai transformar as indústrias - não somente do ponto de vista dos consumidores, mas também pelo lado das empresas -, enxergamos mais uma nova ferramenta incrível que está decolando numa velocidade sem precedentes. E estamos tentando encontrar agora o Santo Graal pra juntar as duas fortalezas que nós temos: de um lado, a criatividade, as ideias e os insights humanos. Do outro, a tecnologia e a capacidade de amplificar, ganhar velocidade e antever movimentos.
Monetização
Além disso, outra coisa que eu adoro na Accenture é que a gente também olha pra esse assunto pelo viés da responsabilidade que todas as corporações precisam ter desde o início sobre esse tema. Ou seja, não estamos pensando só no lado comercial, mas também no impacto na sociedade. Por isso, gastamos muito tempo debatendo sobre a “Inteligência Artificial Responsável” e como podemos ajudar a moldá-la para melhorar o mundo.
ChatGPT
Já estamos criando algumas campanhas ao redor do mundo que usam tecnologias do OpenAI. Pra Jaguar Land Rover, por exemplo, utilizamos bastante o Dall-e. Mas enquanto muitas empresas e agências querem usar essas novas tecnologias só pra dizerem que foram as primeiras a usar, nós queremos chegar lá na hora certa. Por isso, temos incentivado nossos clientes a aprenderem antes e entenderem melhor o que pode e o que não deve ser feito. Então, não estamos nessa corrida pra ver quem finca a bandeira primeiro.
Educação
Estamos, por outro lado, passando muito tempo ensinando nossos clientes sobre as novas oportunidades que estão surgindo.
Brasil
Lá nos Estados Unidos eu costumo citar sempre a operação da Accenture Song no Brasil como um exemplo de um país que soube estruturar bem tudo o que a Song tem pra oferecer - por isso estão crescendo tão rápido por aqui. Se no passado, no modelo anterior em que éramos mais voltados pra tecnologia, havia algumas críticas em relação à nossa capacidade criativa - mesmo sendo liderados pelo Eco Moliterno, que é muito criativo, -, acho que agora ninguém pode mais falar isso. Se eu fosse uma marca, tenho certeza que hoje a única empresa capaz de resolver os novos desafios que eu teria pela frente seria a Accenture Song. Porque ela não tenta responder os problemas usando só marketing e comunicação, que continuam sendo muito relevantes, mas também através da perspectiva do e-commerce, da inovação de produtos e da reinvenção do próprio negócio. É um ponto de vista muito mais holístico.