A 58ª edição do “Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade”, de 19 a 25 de junho, no Palais des Festivals de Cannes, traz novidades como a introdução do novo Leão de St. Mark, para profissionais com contribuição “de longa data” para a criatividade na comunicação publicitária global. O nome ainda não está definido, como informa nesta entrevista Philip Thomas, ceo do Cannes Lions.
“O coração do Cannes Lions sempre foi e sempre será a criatividade”, frisou Thomas. Ele enfatiza que agregar a palavra criatividade à marca do evento reflete “a transformação da indústria e do festival em anos recentes abraçando a comunicação no sentido mais amplo”. Thomas aguarda o fim das inscrições para falar em números, mas o Emap (East Midland Allied Press), conglomerado inglês de mídia que controla o festival, espera evolução sobre o ano passado. As inscrições recebidas na competição Creative Effectiveness Lions serão auditadas pela PricewaterhouseCoopers, “antes de serem julgadas”.
Confira a seguir a íntegra da sua entrevista ao propmark.
Qual o posicionamento do Cannes Lions para este ano?
– Este ano introduzimos algumas novas premiações como a Holding Company of the Year, Creative Effectiveness e Leão de St. Mark, este último para celebrar a contribuição de longa data de um indivíduo para a criatividade na área de comunicação. Há também o novo “Cannes Creative Academy for Young Marketers”, um programa intensivo de aprendizagem para um seleto grupo de profissionais com menos de 30 anos de idade. Os acréscimos de conteúdo no programa farão o festival ainda mais inspirador e educacional. Na premiação Holding Company of the Year, qualquer agência que pertença a uma holding, a partir de 20% de participação, contribuirá com pontos em todas as seções e categorias para este prêmio, em ambos os trabalhos finalistas e vencedores. Nós introduzimos isso para evitar confusão e oferecer uma posição exata e oficial. Para confirmar a natureza cada vez mais crítica do trabalho integrado e digital, o Grand Prix de Agência do Ano agora também inclui pontos ganhos nas categorias Cyber, Titanium & Integrated Lions, bem como, de Film, Craft Film Lions, Press, Outdoor e Radio. Isso significa que já não será apresentado o prêmio para a Agência Interativa do Ano por conta das alterações que foram feitas nas regras.
Por que enfatizar a palavra criatividade na marca do festival agora?
– Nós tomamos a decisão de mudar o nosso slogan para “Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade”, porque queríamos refletir a transformação da indústria e do Festival em anos recentes abraçando a comunicação no sentido mais amplo. Já não é apenas uma celebração da pura publicidade, é sobre a excelência criativa em todas as formas de comunicação.
Aliás, a palavra “criatividade” também está na competição de eficácia criativa que é uma das estrelas desta edição do festival?
– O Creative Effectiveness Lions é uma nova categoria para 2011. Ela honrará a criatividade que tem demonstrado um impacto mensurável e comprovado nos negócios dos clientes das agências de comunicação. Pensamos que é importante começar a reconhecer isso, mas queríamos garantir que a criatividade ainda estava em seu núcleo, que é por isso que todas as inscrições nesta categoria devem ter sido pré-selecionadas ou serem vencedoras de Leão no festival de 2010, desta forma elas já teriam sido estabelecidas na categoria de mundialmente criativas. Todas as inscrições recebidas nesta categoria estão agora sendo analisadas pelos nossos auditores externos da PricewaterhouseCoopers, antes de serem julgadas em Cannes. O coração do Cannes Lions sempre foi e sempre será a criatividade. Isto é o que nós celebramos e honramos em todas as nossas categorias de inscrições. Assim, os resultados e prêmios mostram o melhor da criatividade. O programa do festival está aí para inspirar a criatividade e, quando se trata de algo como o Creative Effectiveness Lions, as inscrições já se estabeleceram como forma criativa. Então, realmente ela está em cada parte do festival e tem grande importância.
Qual área de Cannes desfruta de maior prestígio?
– O júri de Titanium & Integrated Lions concede prêmios de prestígio por causa de sua natureza – um conceito inovador em que deve ter tido um risco, uma contestação da norma. O Integrated Lions honra as produções de alto padrão, o estado da arte de campanhas integradas ao passo que a Titânio defende idéias revolucionárias. O Grand Prix não é facilmente concedido nestas categorias, por isso, são muito cobiçadas.
A competição PR Lions decolou?
– A categoria é uma das mais recentes e, como todas, leva tempo para estabelecer-se dentro da indústria. Embora seja verdade que as agências de publicidade estão produzindo campanhas premiadas nesta categoria, a indústria relações públicas está envolvida com ela e estamos vendo um aumento das inscrições das próprias agências especializadas em PR.
O que é focado na campanha publicitária do Cannes Lions 2011?
A campanha enfoca alguns dos principais líderes da indústria e as experiências que tiveram no festival. Ela foi criada internamente com a ajuda do fotógrafo Dean Dorat. O Cannes Lions existe para inspirar e educar ao mesmo tempo em que constitui uma plataforma para a indústria criativa global. Isso é o que há de tão especial sobre Cannes e o que descobrimos é que tantas pessoas têm suas próprias histórias de Cannes, que são edificantes, incentivadora, íntima e até mesmo de mudança de vida.
Existe alguma pressão do mundo anglo-saxão para influenciar resultados na competição?
– Um dos valores do festival é sua neutralidade e isto é aplicado ao processo de julgamento. Eventuais votos patrióticos são sempre neutralizados durante o processo. Também garantimos que os júris sejam compostos por pessoas internacionais e que sejam bem equilibrados, desta forma, as diferenças culturais são entendidas e a criatividade das inscrições como um todo é julgada.
Qual é a importância do Brasil em Cannes?
– O Brasil tem um enorme entusiasmo para o festival. No ano passado, levou para casa 56 leões numa incrível demonstração de que o trabalho que estão produzindo é um das melhores do mundo. O envolvimento do Brasil no festival é crucial para a criatividade, inspirando outras pessoas e dando algo para a indústria aprender e aspirar.
Qual a expectativa dos players do mercado publicitário em relaçãoo ao festival deste ano? Quem tem mais interesse no festival: agências, anunciantes ou os produtores?
– O festival atrai representantes de diversas disciplinas em toda a indústria. No ano passado, vimos um aumento em agências de Design, RP e mídia, enquanto as de atendimento ao cliente continuam a crescer a um ritmo cada vez mais rápido à medida que reconhecem o valor essencial que o evento oferece.
por Paulo Macedo