Criatividade é tema de palestra do Summit de Comunicação

A busca por um animal chamado insight. Esse foi o nome da palestra de Flavio Waiteman, diretor de criação da Escala Comunicação e Marketing, na segunda edição do Summit de Comunicação, que acontece em São Paulo. O publicitário começou explicando a diferença entre ideia e insight. 

“Ideia todo mundo tem desde criança e é ela que faz as pessoas criarem conteúdo a todo o momento”, explicou. “E o que é que nos faz ir além? O insight”, completou. 

Alê Oliveira

Um exemplo dado por Waiteman para ilustrar o insight foi o da campanha da Colcci, feita pela Escala e lançada recentemente. A marca apostou suas fichas no Spotify e em vários mash-ups exclusivos que deram um quê de balada à ação, que teve a übermodel Gisele Bündchen.   

A iniciativa, conta o criativo, inovou ao criar o primeiro catálogo de moda dentro do serviço de música digital. “O insight se esconde na essência da marca, ela está em alguma linha não lida, em algum detalhe”, disse Waiteman. 

O criativo revelou que 50% do insight vem do conhecimento. “Enquanto 40% é critério e apenas 10% inspiração”, garantiu o diretor de criação da Escala Comunicação e Marketing. 

EMBALAGEM
Outro assunto abordado durante o Summit de Comunicação foi embalagem. Fabio Mestriner, professor da ESPM, disse que uma embalagem não pode mais ser usada apenas para carregar um produto. 

“Ela é uma importante ferramenta de marketing”, garantiu.