Criatividade impulsiona performance de vendas
Produtividade e eficiência, por muitos anos, têm sido um indicador tradicional de performance nos negócios. No entanto, um novo estudo aponta que a criatividade ajuda as marcas a aumentar seu desempenho em relação aos concorrentes nos termos de rendimento e cotação de mercado.
De acordo com a pesquisa Creative Dividend, produzida pelo Forrester Research for Adobe, companhia de software americana, 58% das empresas que acreditam no cultivo da criatividade renderam 10% ou mais comparado a 2012. Em contraste, apenas 20% das empresas consideradas menos criativas tiveram um desempenho similar.
Baseado em uma pesquisa dos administradores mais antigos de 300 grandes marcas em oito países, a pesquisa também revelou que as empresas criativas estavam mais propensas a alcançar maior cotação de mercado e liderança competitiva.
Apesar do crescimento consciente da influência da criatividade no sucesso comercial, quase 61% dos pesquisados disseram que não veem suas companhias como criativas. Apenas metade, 51%, disseram que eram neutros ou não estavam aliados com empresas criativas, enquanto 10% afirmou que as práticas de seus colaboradores levaram para o oposto do ambiente criativo.
David Wadnwani, vice-presidente de digital media da Adobe, disse que companhias criativas são 50% mais propensas a serem líderes do mercado que suas concorrentes.
“Por anos, os líderes do mercado estavam focados em coisas como produtividade dos funcionários, eficiência do processo e planejamento da forma de trabalho como a chave do sucesso para comandar suas companhias. Mas nos últimos anos, a mentalidade mudou”, afirma Wandwani.