Criativos doam acessos de portfólios a publicitários desempregados
Hoje, todo criativo tem um portfólio online. Mas infelizmente nem todo criativo tem emprego no cenário que a Covid-19 vem impondo para a indústria. Pensando nisso, dois redatores e um diretor de arte criaram um projeto que ajuda a dar visibilidade a quem está precisando de uma vaga.
“Recebi uma mensagem do Maicon Silveira, comunicando que ele tinha sido cortado. No dia seguinte foi o Rodrigo Rocha. Coincidentemente são dois redatores que acho parecidos comigo, então me coloquei no lugar deles na hora e pensei: o que eu posso fazer por eles, usando as ferramentas que eu tenho? Assim começou a ideia”, relata Bernardo Tavares, redator sênior da David SP.
O “My Link Is Your Link” é uma iniciativa que promove o redirecionamento da pasta de criativos que tem emprego para as de outros que estão desempregados. O princípio é simples: quem tem trabalho não precisa de visibilidade nesse momento. Em compensação, quem não tem nunca precisou tanto. Então nada mais justo e empático do que doar esse espaço.
Rodrigo Rocha, redator sênior com passagens pela J. Walter Thompson, CP+B e Grey, conta que é um projeto global. “Quando começamos a discutir a ideia ficou claro que o projeto não é só para o Brasil, infelizmente a situação está afetando vários outros mercados e quanto mais pessoas a ideia puder ajudar, melhor”.
André Mezzomo, DA sênior da FCB e ex-dupla de longa data de Rocha, completa o trio criativo. Os três formaram uma trinca por tempo curto na Thompson, onde juntos conquistaram a conta de J&J. Mezzomo liderou a programação que contou com novos colaboradores. “É um simples código com duas linhas mas que não tem nada de simples. Felizmente muita gente abraçou a causa e nos ajudou a chegar na melhor solução, em especial os feras da programação Marco Correa (meu primo) e Marcelo Arteiro. Um beijo enorme pros dois”.
O projeto começa como uma iniciativa altruísta criada por criativos, mas pode se estender para outras plataformas. “Até agências poderiam aderir, divulgando criativxs que gostariam de manter, mas que infelizmente tiveram que cortar ou mesmo profissionais de outras áreas. Dessa forma o código passa a ser um formato novo de divulgar talentos, usando a visibilidade que profissionais ou mesmo agências tenham”, explica Bernardo.
Em breve o site terá versões em outras línguas e o código desenvolvido será disponibilizado para a comunidade especializada no github, onde programadores poderão evoluir o código, num processo liderado por Marco Correa.
Se você é redator, designer, diretor(a) de arte, está empregado e gostaria de doar os acessos da sua pasta para quem não está é só acessar link e seguir as instruções.