Crise não deve afetar investimentos em mídia no Brasil

Apesar da crise, a ZenithOptimedia – empresa do Grupo Publicis – divulgou uma pesquisa com dados otimistas sobre o Brasil. De acordo com o estudo, o País deve aumentar em 30% seus investimentos na compra de espaços publicitários em jornais, revistas, TV, rádio, cinema, outdoor e internet em 2009. O crescimento está bem acima do previsto para outros membros do BRIC: Rússia (5%), China (9%) e Índia (13%).

 

O crescimento dos países emergentes compensa um pouco a redução nos grandes mercados, como América do Norte e Europa Ocidental, que devem ter uma redução de 5,7 % e 1% respectivamente.

 

Globalmente, o mundo deve contabilizar uma baixa de 0,2% nos investimentos, comparando com os números de 2008. No geral, o texto da ZenithOptimedia ainda diz que o primeiro trimestre de 2009 será difícil, mas o segundo será “bem melhor”. A partir do penúltimo trimestre a publicidade iniciaria uma recuperação, que deve se intensificar no último.