“Crise não pode ser desculpa para a inércia”, diz presidente da ABP

Um novo grupo, comandado por Dudu Lopes, sócio da produtora Silence, assume a ABP (Associação Brasileira de Propaganda). A associação enfrenta dificuldades financeiras, o que levou Álvaro Rodrigues, presidente da ABP nos últimos dois anos e, agora, integrante do conselho, a tomar decisões difíceis, como vender a sede no Rio. A nova diretoria conta com Alexandra Junqueira (W/McCann), Bruno Dreux (Amo), Daniela Ferro (Artplan), Eduardo Petribu (TV Globo), Guilherme Jahara (F.biz), Jued Andari (Eletromidia), Luis Baselli (Flagcx), Marcelo Giannini (Loja), Marcio Juniot (Leo Burnett), Rafael Ferrer (Quintal), Ricardo Real (Script), Roberto Oliveira (Elemidia) e Rudimila Borges (Grupo Coruja). Confira a seguir os principais trechos da entrevista concedida ao PROPMARK por Lopes.

Divulgação

Dudu Lopes, sócio da produtora Silence, assume a ABP

Desafio

Há alguns meses, Álvaro Rodrigues me fez o convite para assumir a presidência. Decidi aceitar o desafio e dar continuidade ao trabalho “reiniciado” pelo Alvinho. A ABP hoje vive uma realidade comum às entidades, a perda de relevância na vida dos profissionais. Essa crise de identidade precisa ser resolvida. A ABP precisa ser uma formadora de opinião. Reunir profissionais, provocar, reconceituar e renovar. Precisamos que esses movimentos voltem a ser o cotidiano da ABP.

Diretoria

A principal regra que adotei para convidar os novos diretores foi a do comprometimento. Minha escolha foi baseada em profissionais que hoje estão assumindo as principais lideranças do mercado e focados em exercer suas funções na ABP. São profissionais comprometidos com desejo de levantar a entidade e dispostos a trabalhar para isso ocorrer. Afinal, a cadeira de diretor não é para ter status, é para suar a camisa. São profissionais muito ocupados, mas todos foram unânimes ao aceitarem investir seu tempo na ABP. Fazer pela entidade é fazer pelo mercado e, automaticamente, pelos seus negócios.

Reboot

Eu e Álvaro temos um pensamento muito alinhado sobre o que a ABP precisa se tornar, ou voltar a ser. Pensamos em soluções muito congruentes para esse reboot da entidade. Vamos dar sequência ao ABP Talks, o formato já deu certo, lembrando da parceria com a House Of Learning e o apoio da Elemídia. O Timeline também terá sua segunda edição no ano que vem e esperamos ter novamente os mesmos parceiros ou mais. Os próximos passos estão em planejamento e, assim que forem efetivamente definidos, serão divulgados.

Finanças

Projetos pertinentes e bem estruturados têm grandes chances de serem viabilizados. Claro que em um momento no qual as verbas de patrocínio estão escassas, teremos de repensar os formatos de entrada das marcas nos eventos, mas não estamos em um beco sem saída. Acredite.

Mobilização

É em cima disso que vamos trabalhar. A crise não pode ser desculpa para justificar a inércia. É nesse momento que temos de trocar experiências, buscar soluções diferenciadas, criar novas saídas. Isso é interação entre pessoas, provocar isso por si só já é mobilizador.

Festival

Adianto que em breve traremos o Festival da ABP de volta, com novo formato para um novo momento, totalmente redesenhado.

Conselho

Um conselho para as entidades do mercado: se tornem presentes e relevantes na vida das pessoas e elas vão olhar para vocês.

Produtora

A Silence acaba de abrir a área de produção de filmes e o mercado está aquecido para nós. Vamos inaugurar a sede da produtora em setembro. É uma estrutura toda nova, com os novos estúdios de áudio, ilhas de edição e finalização, uma sala de mixagem e um estúdio de shooting em uma área renovada no centro do Rio. Investimos muito em uma estrutura de grande porte. Estamos empolgados, felizes e trabalhando.