Cruzamento de dados do Cenp e Kantar aponta investimentos de R$ 57 bilhões em 2023

Projeção inédita foi feita com base nas informações do Cenp e da Kantar Ibope Media

Realizado em parceria com a Kantar Ibope Media, o Cenp divulgou pela primeira vez as projeções sobre os investimentos em mídia, que apontaram um volume de R$ 57,5 bilhões movimentados pela indústria ao longo de 2023.

A metodologia da projeção dos investimentos das agências foi desenvolvida pelo consultor do Cenp Marcelo Coutinho, professor da EAESP-FGV e ex-diretor de serviços de análise do Ibope NetRatings e de inteligência de mercado do Terra-Telefônica.

A premissa para o desenvolvimento inicial desta projeção foi trabalhar somente com o investimento feito via agências de publicidade e com dados já aceitos pelo mercado.

Para calcular o montante total foram feitas tabulações separadas, na base das veiculações contabilizadas pela base de Investimento Publicitário da Kantar Ibope Media, dos valores brutos englobando somente as agências que fazem parte do Cenp-Meios de um lado; e, do outro, as demais agências.

Esta tabulação demonstrou que as agências que fazem parte do Cenp-Meios são responsáveis por 49,5% do investimento bruto, contra 50,5% das demais agências. Desta forma, a mesma proporção entre o investimento registrado pelo Cenp-Meios e o faturamento bruto destas 336 agências na base Kantar Ibope Media foi aplicada sobre as demais.

A projeção não levou em conta o investimento direto feito por anunciantes nos meios de comunicação sem passar por agências de publicidade.

"Trata-se de um primeiro tijolo em uma longa construção para chegarmos em uma avaliação mais próxima da realidade do montante do investimento em mídia feito pelas agências, ao mesmo tempo que temos que acompanhar a própria evolução dos meios e seus usos pelos consumidores", disse Luiz Lara, presidente do Cenp.

(Crédito: Foto de Tiomothy Swope na Unsplash)