Crystal lança “O Casamento do João”
“E agora ficou fácil. Tô chegando aí, moçada. Tô indo de balão, levando cerveja gelada. E agora ficou fácil, filma aí minha chegada. Vai ser o final dos sonhos, eu, o balão e a mulherada”. O mais novo hit do YouTube e das redes sociais, “O casamento do João”, lançado há uma semana pela dupla de sertanejo universitário Munhoz e Mariano – os mesmos do famoso “Camaro amarelo” –, teve mais de 2,5 milhões de views. A peça, apresentada simplesmente como o novo trabalho dos artistas, abre caminho para nova a campanha da cerveja Crystal, elaborada pela Y&R. “A ideia foi justamente criar um hit alinhado com a campanha. Convocamos um compositor que trabalha com diversas duplas, o Marco Aurélio, e ele nos ajudou a identificar quem seria mais adequado para o trabalho”, afirma Douglas Costa, diretor de mercado do Grupo Petrópolis, fabricante da marca.
Além de Munhoz e Mariano, as duplas Marcos e Belutti e João Neto e Frederico também ganharam trilhas exclusivas para a sequência da campanha, que foi revelada ao público na última sexta-feira (29). “Optamos pelo sertanejo universitário por alguns motivos. Primeiro porque temos uma grande representatividade no Centro-Oeste do país, onde somos líderes de mercado em alguns locais com Crystal, e no interior de São Paulo – ambas regiões onde já temos também plataforma associada ao rodeio e onde o ritmo é muito forte. E também porque este tipo de música está conquistando novos públicos, no Rio de Janeiro e Nordeste, e queremos nos fortalecer por lá”, afirma Costa, lembrando que em 2013 a companhia inaugurou uma fábrica no interior da Bahia e, em 2014, abrirá outra em Pernambuco.
Segunda cerveja do portfólio do Grupo Petrópolis, atrás em evidência apenas da Itaipava, a Crystal é mais destinadas à Classe C, mas em seus principais mercados também atinge bastante o público da Classe B. Junto com a cerveja carro-chefe da companhia, tem a missão de em dois ou três anos fazer que a empresa atinja a marca de 15% de share do setor. Hoje, o Petrópolis possui 11,36% de participação, apenas atrás da líder Ambev e à frente de Brasil Kirin (antigo Grupo Schincariol) e Heineken.
Campanha
O trabalho criado pela Y&R tem por objetivo de enfatizar a relação de proximidade entre o sertanejo universitário e a cerveja Crystal, sendo composto por filmes para TV e internet, além de spots de rádio. Logo após de “Casamento de João”, estão previstas a veiculação dos filmes “Caixa d´água” (com Marcos e Belutti) e “Himalaia” (João Neto e Frederico). Todos os “causos” sertanejos levam a assinatura “C de Cerveja. C de Crystal”.
Ficha técnica:
Direção de criação: Rui Branquinho, Flavio Casarotti, Rafael Merel e Marcelo Fedrizzi
Criação: Flavio Casarotti
Atendimento: Luiz Villano, Bruna Lauer, Isabella Dell’Antonia e Naide Carvalho
Planejamento: Ana Kuroki, Paulo Vita, João Gabriel, Adriano Eliezer, Guilherme Pádua e Ianara Petruci
Mídia: Gustavo Gaion, Glaucia Montanha, Patrícia Russo, Priscila Pimenta e Adriana Nunes
RTVC: Nicole Godoy e Camila Naito
Produtora do filme: Prodigo Films
Direção: Caito Ortiz e Ricardo Carelli
Direção de fotografia: Ralph Strelow
Produção-executiva: Francesco Civita
Montagem: Kaue Kabrera
Pós-produção e finalização: Prodigo Films e Jonathan Post
Produtora de som: Cream Studio
Produção de som: Waldo Denuzzo
Locução: Munhoz e Mariano
Composição: Marco Aurélio
Aprovação pelo cliente: Douglas Costa, Robson Strafacci, Ana Carolina Fogolin, René Grespan