A Editora Abril vai levar o conteúdo das revistas Capricho, Bizz, Mundo Estranho, Flash Back e Super Interessante para a tela da TV Cultura. As duas empresas começaram na última semana a apresentar o projeto, que deve estrear em janeiro, ao mercado publicitário. “Nossa meta é atrair novos anunciantes, que já conhecem os produtos da Abril, e com isso rejuvenescer a audiência da emissora”, explica o gerente comercial Maurício Carvalho. O projeto de comercialização prima pelo cross mídia. Inicialmente estão sendo oferecidas quatro cotas de patrocínio por um período de três. Um teaser com uma jaqueta jeans e folders dos cinco programas já estão nas mãos do publicitários. Mas ainda não há negócios fechados. “Estamos em fase de produção, adequação e captação de recursos com os anunciantes”, diz Carvalho.
A aproximação da TV Cultura com o mercado publicitário começou com a gestão de Marcos Mendonça, em meados de 2004. O reflexo disso é a iminente contratação de uma agência de propaganda. Estão na disputa Octopus Comunicações, Z+ Comunicação, G F Paulus Publicidade, Página Comunicação, E/OU Marketing de Relacionamento, Área Pública, Contexto Propaganda, Adag e Agnelo Pacheco.
Nos próximos dias, a Cultura estréia dois programas jornalísticos. Opinião Nacional será exibido ao vivo às 12:30 horas e estréia na segunda-feira (14). Já o Primeira Página, no final da noite, vai discutir a partir do dia 21 as principais manchetes dos jornais do País.
O up grade não ficará restrito ao conteúdo, o Governo do Estado liberou uma verba de R$ 5 milhões para a compra de equipamentos de alta geração e a digitalização do acervo da emissora.