Com estreia marcada para setembro, a TV Cultura faz proposta de conteúdo customizado, o chamado brand content, para viabilizar o “Programa Novo”. A nova atração, que pode mudar de nome caso internautas decidam por nova identidade que está em votação no site, não terá comerciais clássicos. Após vinheta de 10 segundos, marcas, produtos e serviços podem integrar conteúdo editorial, mas sem exibir comercial. Por exemplo, uma reportagem sobre destino turismo, pode ter um carro transportando equipe. Se o enfoque for de culinária, fogões e refrigeradores passam a ser alvo. Caso a pauta tiver relação com tecnologia, a associação pode ser com computadores.
“Não é merchandising e também não há interferência no conteúdo editorial. Estamos buscando uma solução de conteúdo customizado para um programa diário de 1h30 de duração cujo modelo comercial é permitir às marcas se relacionar de forma diferenciada e mais atrativa com seus stakeholders”, justificou o executivo Rafael Gioelli, gerente de marketing da Fundação Padre Anchieta.
O programa terá cinco cotas nesse formato customizado, cada uma por R$ 967 mil. Para escolher o âncora, a emissora realizou mais de 800 testes. “O casting é rigoroso e exigiu um grande esforço. A Gabriela França, do ‘Pé na Rua’, vai estar inserida no novo programa, mas, por enquanto, é a única certeza. Vamos estrear e depois consolidar ajustes”, disse Gioelli. “Não se trata de veicular uma mensagem de venda. A novidade é permitir ao patrocinador fortalecer e posicionar sua marca por meio de conteúdos que interessem ao público e não de
anúncios que interrompem programa, ele acrescentou.
por Paulo Macedo