Curadoria dá relevância ao conteúdo
Essas ferramentas, cada vez mais potentes, utilizam algorítimos que apresentam resultados muito fiéis ao que estamos procurando, mas é preciso ir além. A dificuldade não é encontrar informações, no plural, mas sim a informação, no singular. Isso porque, em meio ao caos, é difícil separar o que é relevante do que não é relevante. Mais ainda, o que é confiável do que é puro lixo.
O mesmo vale para empresas que trabalham marketing de conteúdo. Quando esse material (ou parte dele) não é produzido pela própria marca, mas replicado para sua audiência via mídias sociais, emails marketing ou outros meios, é importante encontrar algo que seja relevante para a conversa, tenha o perfil da empresa, permita a conexão com o target e tenha timing. Afinal, um material que hoje é relevante pode ser velho amanhã. É aí que entra a curadoria de conteúdo.
O trabalho lembra muito o de um editor no jornalismo: em meio a tantas notícias, são selecionadas as que são mais interessantes para o público – e para o próprio veículo no qual serão publicadas. No caso do marketing, o curador auxilia a empresa a encontrar e oferecer o que é confiável e relevante para a sua marca em meio a tanto material duvidoso no complexo ecossistema da web.
Fazer a curadoria consiste em, primeiro, garimpar. Para decidir se o conteúdo é válido ou não, é necessário avaliar se é relevante para o mercado e, mais importante, confiável. Em segundo lugar, o material é lapidado para que tenha mais identificação com a marca e com o target – sempre com o cuidado de mencionar a fonte.
O plágio, além de ilegal, é penalizado por ferramentas de busca como o Google. Por fim, define-se como será a ‘embalagem’ para a audiência. Esse momento é crucial, pois é a partir daí que o público decide se vai ‘comprar’ ou não o conteúdo.
Cada vez mais as marcas têm ciência de que é necessário oferecer algum conteúdo a seus consumidores na internet. Mas oferecer algum conteúdo não significa oferecer qualquer conteúdo. Por isso que um bom trabalho de curadoria é tão importante.”
*Coordenador do projeto da A2ad no Twitter