Curso tenta mitigar “apagão” de mão de obra em social media

Com as inovações no marketing digital e a proliferação de plataformas e pontos de contato com os clientes, as marcas e agências passaram a viver uma escassez de mão de obra qualificada, especialmente no que tange as redes sociais, canal que conta com uma grande velocidade de mudanças de rumo.

Para qualificar os profissionais e mitigar essa distância entre a demanda do mercado e o que ele oferece, o IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil promove, nesta sexta-feira e sábado (25 e 26) o Curso Avançado de Redes Sociais. O treinamento tem duração de 16 horas, divididas em oito módulos – estes, por sua vez, separados em estratégia e operação.

“Queremos mostrar a possibilidade nesse universo. As portas estão se abrindo, especialmente com a migração de foco para o digital e social, que se consolidaram e permitem uma carreira grande. O mercado precisa de pessoas com essa formação”, diz André Artacho, presidente do comitê de social media do IAB Brasil. “Para nós, este curso é extremamente importante dado o momento do mercado, que sofre hoje um apagão de mão de obra no digital e em social media”, conta. Além de profissionais de comunicação, a esfera digital abre espaços também para outras carreiras, como administradores, engenheiros, estatísticos, matemáticos e físicos.

Duas vertentes

O curso é separado em oito módulos, mas duas vertentes. A primeira tem como objetivo estimular o pensamento de toda a estratégia de mídias sociais, independentemente da plataforma. Definição de prioridades, planejamento, métricas e outros pontos são abordados, para “primeiro entrar com a cabeça, e depois se preparar com a prática”, de acordo com André Artacho. A segunda parte é bem “mão na massa”, segundo o executivo, com desenvolvimento de campanhas, mensuração e conteúdo para Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e YouTube.