Customer Analytics - Como essa solução pode impulsionar seus negócios
Luiz Temponi
Nos dias de hoje, todas as empresas estão em busca de soluções para conhecer melhor e reter seus clientes, para que assim consigam alavancar vendas e conquistar resultados expressivos. A grande questão então é: diante de tantas ferramentas no mercado, como identificar o que realmente pode fazer a diferença nos seus negócios?
Em situações como essa, ter dados sobre o consumidor, analisá-los em tempo real e ainda extrair insights é o diferencial. E para atingir todos estes objetivos, uma das alternativas mais eficientes do mercado é de Customers Analytics, solução de Big Data Analytics para aquisição, conversão e retenção de clientes. A partir do acompanhamento em tempo real de dados transacionais e da interação com a marca, produto ou serviço, as soluções de Customers Analytics possibilitam segmentar uma base de clientes e, assim criar ofertas personalizadas, crosseling e upselling de produtos/serviços, predição de churn e do comportamento de compra e recomendação – sempre com o objetivo de aumentar a aquisição, conversão e retenção dos clientes de uma marca.
Com a ajuda dos algoritmos de recomendação, a solução gera uma inteligência estratégica com base em todas as informações citadas acima. Além de conseguirem reunir todos os dados importantes, as soluções de Customer Analytics permitem também identificar dados de mídias sociais e transacionais que são compilados ao longo do caminho.
Ao programarem em seus processos o Customer Analytics, as empresas conseguem diminuir a barreira para as vendas e desvendar, de maneira assertiva, o ciclo de vida do cliente dentro da companhia. Ciclo este que abrange desde o momento da pesquisa até o da compra, e até mesmo uma eventual desistência do potencial consumidor em contratar os serviços e produtos da sua marca.
Outro ponto positivo na implantação do Customers Analytics é a satisfação do cliente. Cada vez que a solução analisa o feedback do consumidor por meio de canais como SAC, redes sociais, fóruns e todos os outros pontos de contatos, é possível identificar como está a avaliação dele sobre um determinado produto e/ou serviço e ainda saber o que está sendo falado sobre seus concorrentes.
Por fim, a solução permite traçar um perfil detalhado do consumidor e, dessa forma, auxilia no desenvolvimento de estratégias inteligentes e eficazes para mergulhar no universo do cliente, entender suas necessidades e anseios e, claro, aumentar sua taxa de conversão.
Luiz Temponi é CFO da Hekima, empresa de Big Data Analytics