Cut discute com entidades lançamento do movimento Cansamos!

A Cut (Central Única dos Trabalhadores), tradicional central sindical petista, analisa com outras entidades o lançamento de um movimento intitulado “Cansamos!”. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a campanha faz um contraponto ao movimento “Cansei!”, idealizado por jovens empresários da Fiesp, publicitários, pessoas ligadas a artistas e OAB e que tem apoio de nomes como o do publicitário Sérgio Gordilho, do empresário João Doria, de Jesus Sangalo, irmão da cantora Ivete Sangalo, de Marcos Haddad, da Fiesp e de Luiz Flávio D’Urso, da OAB. O Cansei! promove, entre outras coisas, a discussão de questões como o baixo crescimento do Brasil, o caos aéreo e a violência.

A Cut informou que a idéia do “Cansamos!” é dizer quais são as reais mazelas que assolam a sociedade brasileira, como trabalho escravo, taxas bancárias exorbitantes, entre outros tópicos. Além disso, a entidade pretende, segundo sua assessoria de imprensa, “discutir porque a mídia sede espaço gratuito para uma campanha com viés anti-governista e mal dá espaço para movimentos sociais e protestos dos trabalhadores”. 

Consultadas pelo propmark, emissoras como Globo e Bandeirantes disseram que não havia nenhuma combinação para que anúncios do Cansei! fossem veiculados gratuitamente em sua programação.

O presidente da Cut, Artur Henrique, que enviou um e-mail ontem (30) para os sindicalistas, disse ao Propmark que a campanha não é contra o “Cansei!”, mas a a favor dos trabalhadores. “Não é um movimento contra o Cansei!, queremos chamar a atenção da sociedade e dos empresários porque também queremos espaço para colocar nossa pauta na ordem do dia. queremos utilizar a mídia que fez toda uma propaganda em cima do Cansei! para divulgar a nossa campanha também”. O presidente da cut disse ainda que a entidade também deseja lutar pelas irregularidades do País e para isso um documento com as outras centrais sindicais será preparado e, depois de pronto, encaminhado para entidades e confederações empresariais. O lançamento do movimento ainda está em discussão, assim como a elaboração do documento que marcará o “start” do Cansamos!, ainda sem data prevista. Veja na íntegra o e-mail enviado por Artur Henrique para os sindicalistas:

“CANSAMOS!
do trabalho escravo
da sonegação de impostos
do trabalho infantil
da mídia que não aborda os movimentos sociais
das jornadas de trabalho desumanas
da mídia que criminaliza as lutas populares
da Justiça que privilegia o poder econômico
da mídia que só dá espaço aos poderosos
do lobby das grandes empresas sobre o poder público
das altas taxas de juros
dos acidentes de trabalho
da superexploração da mão-de-obra
das taxas bancárias
da precarização das condições de trabalho
do superávit primário
dos ataques aos serviços públicos
da falta de direitos trabalhistas para mais da metade da população

Apesar de tantas razões, não temos tempo para sentir cansaço. Continuaremos lutando. Precisamos de sua participação. Filie-se ao seu sindicato!”

Leia também: Ação estimula exercício de cidadania

Claudia Pereira