CVC Brasil compra Submarino Viagens
A CVC Brasil anunciou, na noite da última terça-feira (26), a aquisição da Submarino Viagens (B2W Viagens e Turismo Ltda). As empresas CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A assinaram um “Contrato de Compra e Venda de Quotas”, que resultará, após a finalização de uma auditoria confirmatória, na aquisição de 100% do controle acionário da Submarino Viagens.
De acordo com a Luiz Eduardo Falco, presidente da CVC, e Luiz Fernando Fogaça, vice-presidente administrativo da CVC, o objetivo é fortalecer seu canal online, no entanto, as empresas continuarão a atuar de forma independente. “Temos o direito de usar a marca por 10 anos. A plataforma de operações da B2W é significativa e vamos nos apropriar de algumas ferramentas, mas ainda não determinamos isso. Inicialmente, as operações serão separadas”, explica Fogaça.
O pagamento para a aquisição de 100% do capital social da B2W Viagens será baseado em um valor por visita originada dos sites da B2W, sujeito ao atingimento de taxas mínimas de conversão. O valor total acumulado é de R$ 80 milhões, com pagamento realizado em dez parcelas anuais.
O preço de aquisição está sujeito a ajustes relacionados a níveis de capital de giro e endividamento (premissa de endividamento zero) e a confirmação dos resultados financeiros do ano de 2014 previamente ao fechamento da operação (“Fechamento”). Esse fechamento ocorrerá após a verificação de determinadas condições precedentes, incluindo a aprovação da operação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.
Ao se unir com a Submarino Viagens, a CVC passa a ser o segundo player do mercado online no Brasil. A respeito da crise econômica vivida pelo Brasil atualmente, Falco explica que a empresa teve crescimento no primeiro trimestre de 2015. “Tivemos números históricos, apesar de não conseguirmos prever o futuro. Essa compra foi, justamente, para aumentar o tráfego e o volume de vendas. Já oferecemos muitas promoções e novos produtos, mas queremos ampliar isso”. O mercado de viagens, de acordo com Falco, é mais resiliente porque já faz parte do orçamento dos brasileiros. Apesar de diminuir com a crise, viajar não sai da programação.
Sobre o target de cada plataforma, Falco explica que a Submarino Viagens tem um público internauta, que está sempre conectado e pesquisando. “Já a CVC, por ter lojas físicas, possui um perfil que busca lazer, e está em busca de pacotes, podendo ser ou não, internauta. Com isso, o tiket da Submarino é menor do que a da CVC”, afirma Falco.
Fazem parte da B2W as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato. No entanto, apenas Submarino Viagens e a agência Milevo foram adquiridas.