Da Avalanche surge a JF/Law
Por Marcello Queiroz
De cara, logo na entrada, há um confessionário, com cortina vermelha e tudo. Não há padres no local. Mas, é um “lugar de verdades”. Também rolam reminiscências: uma bicicleta velha pendurada no vão da escada, sofás e cadeiras curiosos. Taxímetros marcam o tempo – que deve ser rápido – das reuniões de trabalho. Em São Paulo, o mercado publicitário está com uma nova agência. É a JF/LAW, do redator João Fernando Camargo, que há cerca de três anos e meio fundou a Avalanche com uma proposta de “experimentar” novos formatos de fazer publicidade. A Avalanche não acaba, vai continuar com projetos experimentais, mas no momento a JF/LAW herda dela clientes e profissionais que passam a integrar uma rede internacional de agências independentes lançada oficialmente no último mês de julho. Mais precisamente, ou melhor, estrategicamente a rede surgiu em Nova York, no dia 4 de julho, em plena comemoração da independência dos Estados Unidos. Batizada de The LAW Firm, ela foi idealizada e é comandada pelo inglês Andy Law, um desses caras considerados visionários em algumas dessas rodinhas mais quentes da publicidade mundial, que fundou uma agência bacana em Londres, em 95, a St. Luke’s, vista como um dos principais modelos de inovação no mercado europeu antes do século passado terminar.
O novo século começou e nesses últimos anos, Andy montou contatos para fazer uma rede “diferente” de empresas independentes. Ela está em 33 países. O conceito é ser local e mundial ao mesmo tempo. “Enquanto uma dorme, outras 32 trabalham para você”, brinca João Fernando em um texto publicitário que em breve vai divulgar a rede.
Muitas empresas desse novo network, como a JF/LAW, em São Paulo, estão focadas em buscar reinvenções dos serviços de publicidade. Outras estão segmentadas no “brand enterteinament”, como a The Weapons of Mass Entertainemnte, uma integrante da rede, com sede em Hollywood comandada pelo guitarrista e agora também homem de marketing Dave Stuart, que integrava o grupo Eurythmics.
Além do óbvio
A JF/Law também prepara o lançamento de uma revista. O título é “Beyond the obvious”, frase criada por Camargo para ser utilizada como assinatura da agência e que poderá ser adotada internacionalmente pelas demais empreasa LAW. O “além do óbvio” na visão de Camargo é trabalhar com foco em idéias e não em disciplinas. “Publicidade é fazer resultados de verdade, daí o confessionário na porta. Uma agência full service faz de tudo um pouco para não perder as verbas do cliente”, critica ao complementar: “Quero ganhar mais com os resultados para os clientes”. Camargo ressalta que sua agência é “neutra” em relação à mídia. “Tudo deve ser encarado como mídia”. Ele também defende modelos de remuneração por resultados, fee e success fee. “Vou respeitar tudo que o Cenp quer, mas comissão só se o cliente me obrigar. Quero ganhar mais que os 15%, esse tipo de coisa…”.
A JF/Law tem 14 profissionais (cinco na criação, três no planejamento, quatro no operacional e dois no administrativo) e não trabalha com atendimento. “Preferimos o entendimento”, sintetiza Camargo, que trabalha com clientes como Zilio Alimentos, Alumini, Abril, Reader’s Digest e Fundação Dorina Nowill.