Da DM9 à Mynd: a relação de Preta Gil com a publicidade
Cantora e empresária morreu neste domingo (20), nos Estados Unidos
Preta Gil morreu na noite deste domingo (20), em Nova York, onde se tratava de um câncer. Cantora, atriz e empresária, Preta teve uma passagem pela publicidade. Mais precisamente pela DM9, agência na qual foi estagiária por dois anos.
Em entrevista ao propmark, em 2022, ela relembrou o tempo em que atuou na publicidade, a convite de Nizan Guanaes. "Foram fundamentais para que eu me apaixonasse pelo mercado publicitário, por toda cadeia que envolve publicidade, ao ponto de eu querer abrir a própria produtora", disse, à época.
"Aprendi muito sobre deixar a criatividade fluir, sobre ter responsabilidades, são muitas histórias que tive nesse período", afirmou. "Eu era ousada, aprendi que a ousadia me levaria longe, e me trouxe de fato até aqui!", completou.
Nos anos 1990, Preta Gil trabalhou nas produtoras Conspiração e Dueto. Em 2017, Preta se tornou sócia de Fátima Pissarra e de Carlos Scappini na Mynd, empresa com expertise em influencers digitais.
'Mulher transgressora'
Em nota nas redes sociais, a Mynd lamentou a morte de Preta Gil e disse que ela foi "uma mulher transgressora, sempre à frente do seu tempo. Quebrou paradigmas, provocou reflexões e iluminou caminhos com sua coragem".
"Uma mulher empoderada, que foi e continuará sendo luz para inúmeras outras mulheres. Pretinha era justa, honesta, generosa. Uma mãe e avó dedicada, uma guerreira incansável que inspirou e seguirá inspirando milhares de pessoas. Sabemos o quanto sua luta foi dura, e o quanto ela desejava viver. Ela não desistiu nem por um instante. É esse amor pela vida, essa história de força e resiliência, que permanecerá eternamente em nossos corações."