D&AD premia jogo de futebol criado por estudantes
A competição para estudantes White Pencil Student Brief e D&AD Student of the Year premiou este ano Martin Headon e Olly Wood, que criaram um projeto chamado EA Peace Day. O briefing original era criar uma peça para promover a paz ao redor do mundo. Headon e Wood criaram, então, um jogo de futebol dentro de um game de guerra, ambientado na trégua natalina nas trincheiras da primeira guerra mundial, em 1914. “Não queríamos cair no mesmo problema de sempre: atrair as pessoas que normalmente se comovem com guerras. Queríamos encontrar uma maneira de mobilizar um lugar onde os conceitos de paz e conflito estivessem instalados em suas mentes e vidas, e focar nelas”, contou Headon.
Assim nasceu a ideia de promover um jogo de futebol dentro de um game militar tradicional. O que fez toda a diferença foi unir duas marcas que pertenciam a uma mesma empresa, a Electronic Arts: Battlefield e Fifa. A dupla pesquisou então como a propaganda in-game poderia ser usada para enviar teasers para os jogadores a respeito do grande jogo. O logo nasceu das letras EA na palavra “peace”, e foram sendo produzidas simulações que finalmente deram vida ao vídeo vencedor.
Black Pencils
A tradicional competição inglesa D&AD Awards deste ano concedeu um total de 636 prêmios às 25 categorias criativas – que vão de TV e Cinema e Mobile Marketing a Design de Livros e Embalagens. Os tradicionais Yellow Pencils – Lápis Amarelos – foram 66. Mais de 30 países participaram e o Brasil conquistou 26 premiações: 17 “in-Book”, sete nomeações e dois concorridos “Yellow Pencils” – ambos para “Vício” (Addiction) da F/Nazca S&S para Nike: um em Cinema para Filmes Publicitários e o outro em Direção de Filmes Publicitários, ambos na categoria “Advertising Crafts”.
Os prestigiosos Black Pencils (Lápis Negros) serão entregues em setembro. Os 25 júris sempre levam em conta três critérios: ideias inspiradoras e originais, excelência em execução e relevância no contexto. Os trabalhos escolhidos por pelo menos 50% dos jurados conquistam o chamado “in-Book”. As nomeações, Lápis Amarelos e Lápis Negros são entregues àqueles que recebem mais de 50% de votos. A rodada do Black Pencil ganha três júris especiais com as lideranças dos demais 25 júris e focados em três áreas: Advertising, Design e Digital.