D&AD: “O bem-feito é o melhor craft para destacar a ideia”
Diretor-executivo de criação da AlmapBBDO, André Gola, criador do personagem Suadinho, também é conhecido no mercado por suas diversas instalações artísticas. Para ele, que será o jurado brasileiro em Art Directon no D&AD 2021, os profissionais de direção de arte no Brasil são mais completos.
“Lá fora, muitos são só diretores de arte, bons criativos ou designers especializados”, diz. Na entrevista a seguir, Gola comenta sobre a relevância do craft para uma campanha, de tendências e de como uma boa ideia se destaca. “Quanto mais tudo é diluído, mais importância ganha o que fazemos”. Além disso, ele fala da sua estreita ligação com a arte. “Amo arte”. Confira.
DIREÇÃO DE ARTE
Qualquer ideia é contada através de uma forma. E essa forma não necessariamente
tem de ser impressa. Toda peça de comunicação com que você tem contato visual precisa de direção de arte. E, ela pode fazer toda a diferença em como o consumidor vai absorver a mensagem.
PROFISSIONAL
Eu acho que hoje em dia nós, brasileiros, continuamos a ser reconhecidos pelo craft. Os profissionais de direção de arte no Brasil me parecem mais completos. Lá fora, muitos são só diretores de arte, bons criativos ou designers especializados no craft. Aqui, existe um início de profissão mais difícil. O profissional de direção de arte começa como assistente de arte, com uma função muito mais técnica do que criativa. Depois, passa a desenvolver mais as habilidades como criativo também. O que é um processo muito difícil, porém mais completo, de formação, na minha opinião.
DESIGN
A direção de arte vinha em uma grande onda de “desformatação”, muito inspirada no design dos anos 1980 e no design japonês. Agora vejo que, com esse movimento, veio também uma nova formatação. A tendência é o desenvolvimento desse movimento pela busca da identidade das marcas e pela direção de arte em função da ideia, resgatando princípios básicos do design.
DUPLAS SEPARADAS
O contexto pessoal da vida de cada um interfere demais em como o profissional se adaptou a esse novo jeito de trabalhar. Cada dupla de criação vai criando a sua dinâmica e tem funcionado muito bem. A maior dificuldade que tenho sentido é em relação aos criativos em início de carreira. Estar junto fisicamente facilita muito na aprendizagem do dia a dia. Ao mesmo tempo, os jovens têm uma capacidade de aprendizado impressionante. É só observar como eles vão desenvolvendo novas habilidades técnicas rapidamente em tutoriais online, por exemplo.
CRAFT
Quanto mais tudo é diluído, mais importância ganha o que fazemos. Acho que o “bonito” é muito relativo. Agora o bem-feito, não. É diferente. O bem-feito é o melhor craft para destacar aquela ideia. Para pontencializar o máximo o poder daquela comunicação e o impacto que ela gera no consumidor.
INSPIRAÇÃO
Amo arte. Ela me inspira muito porque comunica com
a alma e nos faz pensar. Ela mexe com nossos sentidos e reflete o comportamento humano. Assim como a propaganda também faz, mas com objetivos distintos. Outra coisa que tem sido muito interessante ultimamente para mim é que participo como voluntário com minha arte, o personagem Suadinho, em um Instituto de Saúde Mental, me proporcionando um olhar diferente para a capacidade da arte se conectar com o subconsciente e expressar muito mais do que podemos imaginar.
EXPECTATIVAS
Nunca participei antes do D&AD e é um dos festivais que mais admiro, a começar pelo troféu, que visualmente já te provoca a querer ter um na estante. O festival sempre teve um olhar especial para as peças inglesas, mas já há algum tempo tem mudado isso, premiando cada vez mais trabalhos do mundo todo. Mesmo assim, continua sendo um lugar onde poucos ganham destaque, mantendo o desejo e o valor do prêmio. O D&AD também aparece em um momento do calendário no ano que antecede o maior festival de todos, que é Cannes. O que acaba muitas vezes antecipando muitas campanhas que continuarão a ganhar destaque pelo mundo. Minha expectativa é que neste ano a gente veja muitas campanhas que foram criadas dentro do difícil contexto que vivemos, e espero ver soluções de direção de arte com criatividade que devem sobrepor aos grandes investimentos.