A multinacional suíça Holcim, presente em 70 países com fabricação de cimentos, quer fortalecer sua imagem de marca global no Brasil. A companhia veicula em TV aberta nova campanha criada pela agência Futura!DCR que identifica o produto Ultra Forte como sendo Holcim. A ação conta com investimento de R$ 7 milhões e traz como garoto-propaganda o ex-craque de futebol Dadá Maravilha que tem contrato de três anos.
O atual investimento faz parte de um projeto maior da anunciante de unificar todo o seu portifólio de marcas regionais de cimentos – Ciminas, Barroso, Alvorada, Paraíso e Concretex – em torno do guarda-chuva Holcim. “O projeto é que em breve a companhia possa abandonar as marcas regionais de cimento para adotar apenas a marca Holcim em todas as regiões”, afirma o sócio-diretor da Futura, Augusto Diegues.
Segundo a gerente de comunicação da Holcim, Ana Cláudia Pais, o processo de unificação das marcas acontece desde 2006 quando a empresa contratou Dadá para garoto-propaganda da marca depois de realizar pesquisa entre o público consumidor dos produtos – pedreiros, mestres de obras e revendedores. “O setor de cimentos não tem tradição de realizar grandes campanhas, mas estamos aumentando nossos investimentos em torno do projeto da marca”, explica Ana Claudia.
No ano passado, a empresa investiu R$ 5 milhões em campanha anual com Dadá e este ano a verba cresceu para R$ 7 milhões para dar conta da veiculação no estado do Rio de Janeiro, onde a marca tem 25% de participação de mercado. A campanha também é veiculada em Minas Gerais, onde a companhia assume o posto de maior fabricante de cimento e tem liderança com 22% de marketing share. A publicidade também será veiculada no Espírito Santo, mas sem mídia TV.
As peças de comunicação exploram o humor ao colocar Dadá como super-homem identificado com o atributo de resistência cimento Ultra Forte. Há ainda um terceiro filme que reproduz uma roda de samba que tem um jingle com letra que fala de todas as aplicações do uso de cimento como o baldrame. A criação é de Nicolla Raggio e Marcio Alonso com direção de Raggio. A produção é da Movi&Art.