Daniel Costa: como a inovação e tecnologia impulsionam a expansão da Imobi no OOH
CEO lidera expansão da empresa com investimentos em novas tecnologias e um mix de produtos e formatos que atrai grandes marcas
Daniel Costa, CEO e fundador do Grupo Imobi, fez da inovação suas principais ferramentas para transformar o mercado de mídia exterior no Brasil e fazer a Imobi crescer exponencialmente nos últimos anos. Formado em administração e vindo de uma família de empresários, Costa encontrou desde cedo um ambiente propício para desenvolver uma visão empreendedora. “A ousadia é minha companheira de longa data, pois, desde cedo, tive de aproveitar as oportunidades para construir minha carreira profissional e pessoal”, explica.
Em 2005, ele fundou a Imobi em Porto Alegre, com o objetivo de trazer novas ideias para o setor de out of home (OOH) e contribuir para que as campanhas publicitárias se integrassem mais ao cenário urbano. Atualmente, o grupo se destaca nacionalmente, com presença em diversas regiões e um portfólio variado de produtos que atendem aos maiores anunciantes do país.
Para Costa, os desafios do percurso da empresa foram essenciais para moldar o que considera os três pilares que norteiam sua liderança: sonhar, trabalhar e superar. Ele acredita que enfrentar essas dificuldades ajudou a consolidar o papel da Imobi no setor, permitindo que a empresa crescesse com mais solidez e foco estratégico.
Com um modelo de atuação voltado para a inovação, o Grupo Imobi criou produtos que buscavam redefinir o mercado de OOH. Entre os destaques estão o MEGA MUB, um mobiliário urbano digital de grande porte, e o Mega Painel 3D, um dos maiores do país, que introduziu um novo conceito visual para anúncios em locais públicos. Além disso, a Imobi transformou as tradicionais Placas de Esquina, antes vistas como um formato subutilizado, em uma plataforma atraente para anunciantes de grande porte.
Além dos produtos tradicionais, a Imobi também diversificou sua presença em grandes eventos e locais estratégicos, como a Expointer e o Acampamento Farroupilha, além dos pedágios rodoviários, onde instalou painéis de led e se consolidou como referência digital nas rodovias. “Cumprimos a jornada do consumidor com inúmeros produtos e de diferentes formatos, isso faz com que se valorize mais a campanha”, explica Costa.
O CEO observa ainda que o diferencial da Imobi no mercado está na capacidade de oferecer uma solução completa de OOH. Combinando mídia digital e estática, a empresa cria projetos que acompanham o consumidor ao longo de sua rotina, promovendo uma experiência contínua. “Nós entregamos um mix completo para o cliente, algo que agrega valor e otimiza os investimentos em publicidade”, afirma ele.
A tecnologia é um pilar fundamental para o crescimento e a inovação da Imobi, que tem investido constantemente em novas ferramentas e formatos para elevar o impacto das campanhas out of home. “Na Imobi levamos muito a sério a tecnologia, onde nos últimos anos nos aprofundamos neste contexto, seja estudando as soluções disponíveis no mercado para agregarmos aos nossos produtos ou até mesmo viajando para conhecer soluções em outros países como China, Hong Kong e Estados Unidos.”
Sobre o futuro, Costa vê a tecnologia como uma tendência essencial para o setor de OOH, com uma presença crescente de mídia digital programática e interativa. No entanto, ele acredita que o formato estático também deve ter um papel relevante. “O mercado não será 100% digitalizado. O estático ainda terá um valor significativo, principalmente em estratégias de longo prazo e para determinadas marcas, como já acontece mundo afora”, observa.
Completando 20 anos em 2025, a Imobi tem expectativas de uma expansão ainda mais acelerada nos próximos anos. Costa revela que, apesar dos desafios que o estado enfrentou recentemente, a empresa está em um momento de estruturação sólida. “Nossa perspectiva é de figurar entre os maiores players de OOH do Brasil, em um curto espaço de tempo. Entendemos que já somos um veículo relevante no mercado de OOH e, em breve, seremos reconhecidos pela trajetória que estamos traçando e pelo trabalho inovador que vem nos destacando”, conclui.