Data promocional de pais pode gerar R$ 27 bilhões em negócios e superar 2023

Marcas como Americanas, com campanha da WMcCann, e O Boticário, com criação da AlmapBBDO, trazem diversidade e reflexão inclusiva

As oportunidades na data promocional dos pais fluem para todas as direções. Claro, as ofertas de presentes com preços acessíveis, disparam. Mas tem alternativas como a proposta da plataforma de filmes Looke, que está lançando nessa véspera do dia 11 de agosto o título original ‘Tal pai, tal filho’, uma comédia espanhola estrelada por Karra Elejalde e Enric Auquer.

A narrativa se concentra na história de Mikel, um jovem chef que encontra seu pai, que estava desaparecido havia algum tempo. Muitas coisas em comum podem contribuir para criar um clima agradável antes do filminho, como um almocinho e presentinhos.  A cena desse dia do calendário é típica e parecida com outras, mas ativa de verdade negócios, algo essencial nesses tempos de economia mais magra.

Pais, como esclarece a Ampro (Associação de Marketing Promocional), abre a temporada do segundo semestre, que depois conta com Crianças, Black Friday e Natal. A entidade, com base na pesquisa do Clube Nacional dos Diretores Lojistas, estima que o faturamento pode chegar a R$ 26,94 bilhões. 5,2% superior ao do ano passado. “Datas comemorativas são oportunidades estratégicas para fidelizar e atrair novos consumidores, por meio de experiências de impacto imediato, gerando percepções memoráveis”, resume Heloisa Santana, presidente da Ampro.

Um estudo consolidado pela Kids Corp com 5.135 pais de filhos entre 3 e 18 anos, com campo em junho deste ano, aponta uma conversa sobre consumo nas famílias.

“A análise constatou que as marcas anunciantes estão fortemente presentes nas conversas travadas entre pais e filhos quando o assunto é consumo, com 46% de incidência. Os filhos exercem forte influência sobre as decisões de compra, com 65% dos pais indicando que a opinião dos menores é decisiva na discussão sobre quais roupas e calçados eles (filhos) podem comprar, índice que está na casa dos 58% no caso de brinquedos e 45% em se tratando de aplicativos e videogames”, pondera o comunicado da Kids Corp. “Achamos oportuno identificar pontos de convergência entre pais e filhos na sua relação cotidiana, para que as marcas possam entender sua presença e potencial de conexão dentro dessa dinâmica”, acrescenta Ricardo Wako, country manager da empresa no Brasil.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 5 de agosto de 2024