David assume Burger King globalmente
A David, microrrede fundada em 2011 pelo Grupo Ogilvy Brasil, é a nova agência global do Burger King. A operação, que já era responsável pelas campanhas da rede de fast food no Brasil e na Argentina, além de ter trabalhado em ações no mercado norte-americano em 2012, assume a conta da marca no mundo todo.
O Burger King ficou por sete anos na carteira da Crispin Porter + Bogusky, entre 2003 e 2011. Nos últimos três anos, trabalhou com a McGarryBowen e, depois, elegeu um pool de empresas, que incluía ainda a Mother e a própria David.
Desde janeiro, o anunciante vinha revisando toda a sua área de marketing: elegeu o alemão Axel Schwan como CMO (chief marketing officer) para substituir a brasileira Flavia Faugeres e rompeu com a Mother. Em março, Fernando Machado, ex-Unilever, foi contratado como vice-presidente sênior global de marketing. O executivo trabalhou próximo à Ogilvy Brasil no ano passado, quando desenvolveram “Retratos da real beleza”, um dos grandes cases de branding de 2013.
A marca de fast food foi o cliente fundador da David, lançada pelos executivos brasileiros Anselmo Ramos, Fernando Musa e pelo argentino Gaston Bigio. Ela tem escritórios em São Paulo, Buenos Aires e, na última semana, confirmou sua operação americana, que ficará sediada em Miami. (leia mais aqui).
A missão da agência será ajudar o Burger King a reposicionar sua marca e “a criar uma mensagem mais consistente” no mundo todo, afirma Ramos. “Essa é uma das marcas mais amadas do mundo. Há uma conexão forte entre as pessoas e ela. Vamos resgatar essa relação”, explica. “Estamos trabalhando no reposicionamento do Burger King, discutindo as primeiras ações criativas e o planejamento para que isso ocorra”, diz. Além da David, o cliente trabalha, no mercado norte-americano, com as empresas Pitch, Horizon Media e Code&Theory.
O retorno da “Subservient Chicken”
A agência é uma das responsáveis por ressuscitar, nos últimos dias, a “Subservient Chicken”, uma das estratégias mais marcantes da última década para o Burger King. Criado em 2004 pela CP+B, o personagem volta a estrelar uma ação para a marca, dessa vez em situação especial: a galinha submissa está desaparecida.
A estranha mascote apareceu em um tweet do anunciante na última quinta-feira (24), com a hashtag “throwback”, referente ao aniversário de 10 anos da primeira ação com a personagem, em 2004, e a frase: “we miss you, Subservient Chicken” [nós sentimos sua falta, galinha submissa].
O site http://www.subservientchicken.com também foi reavivado, mas, para quem o acessa, há apenas uma mensagem sobre o desaparecimento do animal e um pedido de ajuda. No domingo (27), anúncios em jornais como The New York Times e Chicago Tribune traziam a frase “Have you seen this chicken?” [você viu essa galinha?] e pediam informações sobre o a mascote. A recém-criada hashtag #findthechicken convida os consumidores a encontrar o animal.
A estratégia foi desenvolvida para divulgar o sanduíche Chicken Big King. Um filme da campanha, sobre o que houve com o personagem nos últimos anos, será colocado no ar na quarta-feira (30). A David assina a criação do filme. Também estão envolvidas na ação as agências Code & Theory e Horizon Media.