David nasceu com cara de boutique e se consolida como agência criativa

Foi com um sorriso largo no rosto que os profissionais da agência David receberam a equipe do PROPMARK para mais um Giro no Mercado. O motivo de tanta animação? Essa é fácil de responder. Prestes a completar oito anos de atuação e com escritórios em São Paulo, Buenos Aires, Miami e Madri, a operação paulista vem conquistando diversos prêmios nacionais e internacionais com campanhas que, acima de tudo, agradam e estão no dia a dia dos consumidores.

Sylvia Panico, Toni Ferreira, Carolina Vieira, Edgard Gianesi, Marcia Mendonça e Rafael Donato, executivos da David, celebram o bom momento da agência (Fotos: Alê Oliveira)

“O maior desafio é manter os pés no chão. Não podemos nos sentir melhor do que os outros, pois, quando isso acontece, é o começo do fim. Acabo de completar quatro anos na David e crescemos muito neste período. Mas vale lembrar que a turma que estava na agência antes já vinha realizando um grande trabalho. Nos últimos anos, com todos unidos, conquistamos muitos Leões no Cannes Lions. Só em 2019, foram nove. Ou seja, trabalho bom é o que faz a diferença. Batalhamos todos os dias para colocar boas campanhas na rua”, diz Sylvia Panico, managing director e COO global da David.

Fundada em 2011 dentro de uma sala na Ogilvy por Fernando Musa, Anselmo Ramos e Gaston Bigio – sendo que os dois últimos deixaram a operação em 2018 -, a agência nasceu com cara de boutique e em um momento de transformação da indústria.

“A agência se encaixou em um momento certo do mercado. O que os clientes buscam hoje a David já entrega. Nascemos com a ambição de ser uma agência criativa e mais próxima dos clientes. A David nasceu inserida no mundo digital. Se no início buscávamos clientes corajosos como Burger King para fazer as ideias acontecerem, hoje somos procuramos pelos anunciantes para fazer uma comunicação ousada e moderna”, comenta Rafael Donato, VP de criação da David.

Agência nasceu inserida no ambiente digital e não faz diferença entre o on e o off

Disrupção
Apontada pela pesquisa Agency Scope 2018/19, realizada pelo Scopen, como uma agência disruptiva, inovadora e capaz de liderar a transformação digital e de negócio das marcas, os profissionais da David entendem que a criatividade deve permear todos os departamentos da empresa.

“A criação é o objetivo comum de toda a agência. Os profissionais da David trabalham em função de ideias, não importa o departamento. Um diferencial é que na agência os criativos trabalham para todos os clientes e, desta forma, damos oportunidades para todos. Qualquer profissional pode acertar uma ideia por aqui. Gostamos de dar visibilidade para todo mundo”, ressalta Edgard Gianesi, diretor de criação.

Profissionais da agência David se reúnem para trocar informações e futuros insights para seus clientes

Para Donato, o interessante é trabalhar como se estivesse em uma mini-network e ter o apoio do Grupo WPP. “Quando eles precisam de uma injeção de criatividade procuram a David. Somos uma espécie de SWAT, uma equipe especial para revitalizar e trazer criatividade. Pode ser em um projeto rápido, que chamamos de David Special, ou para fazer o reposicionamento de uma marca. Temos o benefício de ser uma agência pequena, criativa, mas com uma grande rede que nos dá ferramentas para arriscar”, diz.

E quando o assunto são ferramentas para construir campanhas mais assertivas, o head de inovação e tecnologia, Toni Ferreira, afirma que um dos principais drivers da área de Data é fomentar insights para a criação. “Usamos muitas ferramentas para munir todos os profissionais da agência. É legal ver os criativos entenderem que o nosso departamento é o lugar certo para buscar insights, validar ideias e encontrar tendências. Também inovamos nos processos com algumas automatizações para que as pessoas gastem mais tempo pensando, do que extraindo coisas. Inovação na David é bastante sobre tecnologia, mas não é só isso. É também sobre o jeito de trabalhar”, reflete Ferreira.

Diversidade
Diversos trabalhos da agência para clientes como Coca-Cola e Burger King mostram que a diversidade está inserida na comunicação. Mas, e dentro da agência? Segundo Carolina Vieira, head de atendimento, a David é diversa por natureza. “Não temos a necessidade de falar sobre isso, pois para a agência é um assunto natural. Tanto na liderança, quanto em outros departamentos, o quesito igualdade de gênero é muito importante. Sabemos que a diversidade cria um ambiente mais rico e criativo”, diz.

Donato finaliza reforçando que ainda há muito o que percorrer quando se fala em diversidade. “Este é um objetivo comum de toda a liderança da agência. Fomentar e promover a diversidade. No que diz respeito às nossas campanhas, tomamos todo o cuidado do mundo para ter as opi-
niões mais qualificadas”.

RAIO X
Agência: David
Fundador e Chairman: Fernando Musa
Lideranças: Sylvia Panico, Rafael Donato, Edgard Gianesi, Toni Ferreira, Daniela Bombonato, Marcia Mendonça, Carolina Vieira, Fabiano Beraldo e Sandra Azedo.
Principais clientes: Banco ABC Brasil, Burger King, Coca-Cola, Danone, Faber-Castell, Geru, Magazine Luiza, Marilan, Makro, Mondelez, MorumbiShopping, Myrallis Pharma (DPrev), PlayStation, Sony Eletronics, Vivara e Wizard by Person.