De janeiro a setembro, 16 agências superam R$ 1 bi de faturamento
A Y&R se aproxima de faturamento de R$ 5 bilhões e continua líder absoluta em faturamento no ranking mensurado pelo Ibope referente ao período entre janeiro e setembro de 2012. A agência do grupo Newcomm chegou, nos nove meses passados deste ano, a R$ 4,88 bi, montante que supera o valor arrecadado pela segunda e terceira somadas.
Nessa sequência aparecem AlmapBBDO, em segundo (R$ 2,43 bi); WMcCann, em terceiro (R$ 2,26 bi); Ogilvy, em quarto (R$ 2,23 bi); e Borghi/Lowe, em quinto (R$ 1,82 bi). Completam o top 10 JWT (R$ 1,62 bi), DM9DDB (R$ 1,47 bi), Giovanni+Draftfcb (R$ 1,43 bi), F/Nazca S&S (R$ 1,37 bi) e AFrica (R$ 1,36 bi), nessa ordem. O grupo das dez mais bem colocadas teve apenas uma modificação em comparação ao de agosto: a WMcCann assumindo a terceira posição no lugar da Ogilvy, agora em quarto.
Da parte intermediária ao fim da tabela, poucas agências mudaram de posição durante o último mês mensurado pelo Ibope. A maior subida foi da AgênciaClick, da 29ª posição para a 27ª, atingindo faturamento de R$ 501,6 milhões, enquanto a maior queda foi da Fischer & Friends, da 21ª para a 24ª posição, faturando R$ 606,9 milhões entre janeiro e setembro.
Evolução
É possível destacar, analisando alguns dados do ranking, a evolução geral do mercado nos últimos dois anos. Em 2010, apenas 10 agências chegaram ao fim de setembro superando o faturamento de R$ 1 bilhão. Em 2012, o número de operações que supera esse valor pulou para 16. A Y&R, líder nos dois períodos, havia faturado R$ 3,650 bilhões de janeiro a setembro de 2010 — R$ 1,235 bi a menos que no mesmo intervalo deste ano.
O ranking anual do Ibope foi fechado em 2011 com a mesma Y&R na liderança, faturando R$ 6,166 bilhões. Durante os 12 meses do ano passado, as 10 agências mais bem colocadas da lista faturaram R$ 25,8 bilhões. O número é apenas R$ 4,9 bilhões superior que o faturamento das 10 melhores posicionadas com três meses a menos — as quais somam R$ 20,9 bi até setembro —, revelando que, durante os três últimos meses do ano, época que recebe larga verba de marketing para acontecimentos como Natal e início do verão, não será tarefa difícil confirmar o mercado de agências brasileiras com faturamento superior ao do ano passado. Vale lembrar que o ranking do Ibope baseia-se em valores brutos e não considera os descontos praticados pelos veículos.
Confira abaixo o ranking do Ibope de janeiro a setembro: