Pelo terceiro ano consecutivo, a Ipanema utiliza a festa de São João para promover a marca Grendene nos estados nordestinos. A campanha “São João acelera meu coração”, idealizada pela Future Group, incluiu o desenvolvimento de um produto específico para aquele mercado, além de material promocional com ícones da festa e grafismos rústicos, que lembram cordel. Essa é a primeira vez que a marca cria um produto regional. “Trabalhamos com referências emocionais e desenvolvimento de item aspiracional”, afirma Alexandre van Beek, vice-presidente de planejamento da Future Group.
A ideia de utilizar o evento como plataforma de comunicação surgiu em 2003. O objetivo era cativar o público do Nordeste, maior praça para produtos da empresa. “A marca Ipanema é muito ligada ao Rio de Janeiro e ao meio urbano. Criamos produto com a cara da festa de São João porque identificamos que produto era oportunidade de comunicação”, afirma Constantino Bossato, responsável pelo trade marketing da Grendene.
A campanha inclui também ação promocional, que irá sortear quatro Fiat Uno Vivace 0 km. A promoção será realizada de 20 de maio a 15 de julho, com maior intensidade no mês de junho, período em que acontecem as festas. O sorteio está agendado para 30 de julho.
Em 2010, a ação aumentou 26% o faturamento da marca. Neste ano, a meta é crescer 18% em volume de vendas.
por Keila Guimarães