Deca recria campanha de 1971 e alerta para a crise hídrica

Em 1971, Washington Olivetto, então na Lince Propaganda, criou para a Deca o comercial Pingo, que naquele ano levou o Leão de Bronze no Festival Internacional de Publicidade de Cannes e já alertava para a economia de água. Agora, aproveitado o momento de crise hídrica, a WMcCann adaptou o vídeo para, mais uma vez, colocar em foco a preocupação da marca com o uso racional dos recursos naturais.

O filme original mostra uma torneira pingando em close enquanto o locutor fala sobre o lançamento do sistema de vedação substituível da Deca. Ao final, uma mão fecha a torneira e um pingo prestes a cair é sugado de volta pelo metal, enquanto o locutor arremata: “Por isso, se sua torneira Deca estiver vazando, é porque simplesmente esqueceu de fechar”.

Na versão 2015, o comercial original foi restaurado e conta com roteiro complementar de 45”. O novo vídeo tem direção de Júlio Xavier e direção de fotografia de Walter Carvalho. A trilha sonora também é sugestiva: de fundo, é possível ouvir o Prelúdio 15 de Chopin, intitulado A Gota D´Água.

 

O comercial atual mostra um ator falando que poupar água, apesar de ser o assunto do momento, sempre foi questão importante para a Deca. Ao final ele brinca: “A tecnologia avançou, mas a consciência continua a mesma. Por isso, nós podemos mostrar aquele mesmo comercial de 44 anos atrás. Sem mudar nenhum pingo”.

Na sequência, o comercial Pingo é mostrado na íntegra. “Além de demonstrar que a Deca se preocupava com os recursos hídricos muito antes de isso virar manchete, o resgate desse filme trata da importância de cuidarmos dos clássicos da propaganda brasileira com o devido respeito, permitindo que as pessoas tenham acesso ao que foi feito de bom ao longo da história da nossa atividade”, pondera Olivetto, chairman da WMcCann.

Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8a4TAViYDKU